Oscar anuncia transmissão do evento através do YouTube

Reprodução.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou nesta quarta-feira (17) que a partir de 2029, a premiação do Oscar será veiculada através do YouTube globalmente e, obviamente, de forma gratuita. O acordo assinada com a plataforma de vídeo é plurianual e tem duração até 2033, podendo ser renovado. (via: Variety).

Atualmente, a Disney possui os direitos de exibição – onde transmite o evento através de seu canal aberto nos EUA chamado ABC. Este acordo acabará em 2028.

Os idealizadores acreditam que a mudança tornará o Oscar mais acessível ao público global, que vem demonstrando um maior interesse na festa nos últimos anos. O objetivo é possuir legendas e faixas de áudio em vários idiomas. O CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia – Lynette Howell – emitiram um comunicado falando sobre como este passo será importante para seus membros e a comunidade cinematográfica:

A Academia é uma organização internacional, e essa parceria nos permitirá expandir o acesso ao trabalho da Academia para o maior público mundial possível — o que será benéfico para nossos membros e para a comunidade cinematográfica. Essa colaboração aproveitará o vasto alcance do YouTube e enriquecerá o Oscar e outros programas da Academia com oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo que honramos nosso legado. Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e proporcionar acesso à nossa história cinematográfica em uma escala global sem precedentes”. 

A Academia passou o ano de 2025 buscando por um novo parceiro de exibição, com os possíveis interessados tendo sido a Netflix e a NBCUniversal. Fontes comentaram que o YouTube pagou mais de nove dígitos pelos direitos, superando as ofertas da Disney – em renovar o contrato – e da NBCUniversal que giraram em torno de oito dígitos.

A Disney paga cerca de US$ 100 milhões para a exibição, mas diante da baixa audiência que vem ocorrendo, eles estavam almejando um valor menor. Ainda segundo a fonte, a empresa se surpreendeu com a escolha do YouTube – eles acreditavam que a NBCUniversal seria a escolhida.

O motivo se dá pela plataforma de vídeos não possuir uma infraestrutura de produção, tal como streamings poderosos como Netflix e Amazon Prime Video. O YouTube terá três anos para construir isso, mas acredita-se que o objetivo do Oscar é assumir toda a produção por conta própria. Os realizadores do evento e a Disney costumam não concordar na forma que o mesmo vai ao ar, tal como duração e quais prêmios terão importância na entrega ao vivo. Um funcionário disse o seguinte:

Eles podem fazer o que quiserem. Podem ter uma cerimônia do Oscar de seis horas apresentada pelo MrBeast“.

Mais informações devem surgir em breve.