Os Cavaleiros do Zodíaco: episódio piloto de animação americana cancelada da franquia é revelado

Renaissance-Atlantic Film / Divulgação

A youtuber Ray Mona compartilhou na última terça-feira (11) em seu canal o episódio piloto completo do que seria um projeto de adaptação animada americana de Os Caveleiros do Zodíaco. Intitulada Guardians of the Cosmos, o programa foi idealizado e descartado ainda na década de 1990, sendo até então considerado uma lost media que muitos sequer sabiam ao menos da existência. Assista:

O material foi obtido da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos após uma permissão concedida à youtuber pelo ex-presidente da Bandai America, Frank Ward, que tinha como objetivo, a princípio, a recuperação de todos os documentos relacionados à obscura adaptação televisiva americana de Sailor Moon em formato live-action (que ficou anos conhecida na Internet pelo apelido de Saban Moon, por conta do envolvimento de Haim Saban, criador dos Power Rangers, no projeto), e foi descoberto em meio a arquivos relacionados a esta versão de Sailor Moon.

O documentário, divido em duas partes, focava inicialmente na busca de Ray Mona pelo piloto completo de StarStorm, nome do que seria uma série americana em live-action de Cavaleiros do Zodíaco que teria sido filmada nos anos 90, e da qual apenas 20 segundos de conteúdo teriam sido divulgados. Assim como “Saban Moon”, a produção foi idealizada por uma das empresas responsáveis por Power Rangers, a Renaissance Atlantic.

Depois de descobrir as imagens de Guardiões do Cosmos, Ray Mona contextualizou o episódio piloto na segunda parte e chegou a especular que StarStorm pode ter incorporado elementos de Guardians of the Cosmos para um possível programa que mesclaria os formatos live-action e animação, idéia que também estaria em Saban Moon.

A produtora de conteúdo já anunciou ao público que o documentário contará com uma terceira parte que terá foco em suas interações com Frank Ward a respeito do assunto.