Os 10 melhores doramas / novelas asiáticas

Doramas, dramas, novelas asiáticas ou seja lá como você nomeia aquelas séries produzidas no Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan disputam ferrenhamente meu tempo livre com animes e mangás. Basicamente, de tempos em tempos assisto mais live action do que animação, mas depois alterno a preferência em loop.

Nesses mais de 2 anos de permanência no ANMTV, acabei deixando esse e outros gostos por áreas do entretenimento um pouco de lado na hora de publicar notícias. Mas agora abrirei uma exceção para criar uma lista pessoal dos melhores dramas (sem ordem de preferência). Confira:

Hana Yori Dango

Hana Yori DangoProvavelmente tenha sido o primeiro dorama dea muitos brasileiros, ao menos foi o que aconteceu na minha roda de amizades. Sem dúvida, uma ótima produção para iniciar neste gênero.

A trama acompanhava Makino Tsukushi, uma garota humilde que foi estudar numa conhecida escola onde só estudam pessoas ricas. Por lá, ela acaba indo contra o F4 (Flower Four), grupo de estudantes (formado por Tsukasa Doumyouji, Rui Hanazawa, Akira Mimasaka e Soujirou Nishikado) que ditam as regras na escola. Mas não é que em meio a essa rivalidade acaba surgindo o amor?!

The King 2 Hearts

The King 2 HeartsO que aconteceria se a Coreia do Sul fosse uma monarquia e cooperasse com o Norte para participarem como uma só nação durante os jogos militares? É nesse cenário que se passa The King 2 Hearts.

A história acompanha o príncipe Lee Jae-ha, que é obrigado por seu irmão, o rei Lee Jae-kang, ir treinar na Coreia do Norte, onde conhece a camarada Kim Hang-ah, para participar dos jogos. No inicio o relacionamento entre Jae-ha e Hang-ah é complicado, mas uma paixão proibida acaba nascendo ao longo da trama.

O K-drama não se resume ao romance, cobrindo diversos aspectos da hostilidade entre a Coreia do Sul e Norte, além de chantagens e o submundo da indústria armamentista.

My Boss My Hero

My Boss My HeroTemáticas escolares e Yakuza são frequentes nos J-dramas, mas isso não tira o brilho de My Boss My Hero. A escalação do ator e cantor Nagase Tomoya como Sakaki Makio foi perfeita, dando muito carisma ao personagem.

Makio é um mafioso de 27 anos com grandes problemas de aprendizado, tendo abandonado a escola logo cedo. Depois de estragar um negocio internacional devido à péssima matemática, ele é obrigado a voltar a escola por seu pai, fingindo ser 10 anos mais novo.

Apesar de ser uma adaptação de um filme sul coreano homônimo, com certeza a versão definitiva da história é a versão japonesa.

Hi My Sweetheart

Hi My SweetheartSabe aquelas produções que não damos nada, mas no fim nos surpreende incrivelmente? Com Hi My Sweetheart foi exatamente isso. O casal protagonista é muito envolvente, principalmente no primeiro arco.

Lin Da Lang é um inocente jovem dono de um péssimo corte de cabelo e estilo de se vestir. Quando ele vai estudar em Hangzhou, na China continental, ele se apaixona por uma garota de personalidade forte, que o salva do bullying. Mas quando tudo parecia dar certo, ele se desilude e retorna para Taiwan, agora decidido a mudar sua personalidade e aparência.

O T-drama só peca um pouco na enrolação, poria ter cortado alguns episódios no final ou alongado a fase inicial.

Coffee Prince

Coffee PrinceNão importa que tenha clichês, mas que sejam bem utilizados. E Coffee Prince cumpre bem esse papel.

Go Eun Chan é uma garota trabalhadora, que arregaça as mangas para arrumar dinheiro, mesmo que isso signifique deixar um pouco sua feminilidade de lado. Choi Han Kyul é um jovem herdeiro que tem uma avó arrumar várias pretendentes. Um dia eles se conhecem por acaso, e Choi Han Kyul descobre uma forma perfeita de se livrar dos encontros: contrata Go Eun Chan, achando que é um garoto, para fingir ser seu amante.

Mas ao longo da trama, ele acaba se apaixonando por ela, mesmo sem saber que na realidade é uma mulher, colocando em cheque sua heterossexualidade.

GTO (Great Teacher Onizuka) – 2012

GTO (Great Teacher Onizuka)Ambas as versões das adaptações do mangá de Tohru Fujisawa são muito boas, cada uma de seu jeito, mas a mais recente de 2012 se superou. Para quem acompanhou a anterior, é difícil de aceitar inicialmente o ator Akira como Onizuka Eikichi, devido as diferenças ao interpretado por Sorimachi Takashi, mas ao poucos ele conquista seu coração com tamanho carisma.

Onizuka é um professor ex-membro de uma gangue de motocicletas, que dá aula na pior sala de toda a escola. A cada episódio ele precisa lidar com os problemas dos alunos e também com a conspiração para expulsa-lo.

Last Friends

Last friendsEste dorama pode ser descrito como sentimentos, da amizade ao amor. Do elenco às questões abordadas na história, tudo foi muito bem escolhido.

Last Friends acompanha a vida de um grupo de pessoas que dividem uma casa, cada um com seus traumas e aflitos. A amizade presente é madura, sem espaço para a superficialidade. E até o triangulo amoroso é bem feito, envolvendo violência domestica e a homossexualidade.

Destaca-se também a atriz Ueno Juri, que estava irreconhecível interpretando a Ruka, em especial para quem assistiu Nodame Cantabile um pouco antes.

Rooftop Prince

Rooftop PrinceO príncipe Lee Gak precisou viajar no tempo para desvendar o caso que tirou sua amada. Em sua viagem ao presente, junto aos seus três servos, ele acaba entrando numa segunda trama, quando é confundido com o herdeiro Yong Tae Yong, que desapareceu em New York.

Um dos pontos altos é que a história é muito fechada, tudo tendo uma ligação com a outra, e a química do casal formado ao longo dos episódios.As cenas de comédia são hilárias, em especial quando eles estão se adaptando ao mundo moderno.

Nodame Cantabile

Nodame CantabileNovamente a atuação de Ueno Juri se destaca, mas dessa vez deixando o drama de lado e apostando na comédia. A atriz caiu como uma luva para o papel de Noda Megumi.

Nodame é uma despreocupada estudante de piano, que não se preocupa com a partitura e muito menos limpa o próprio apartamento. Já Shinichi Chiaki é o oposto, um perfeccionista muito aplicado e arrogante. O que eles tem em comum? Tudo para virar um hilário casal.

Para quem acompanhou o anime nas madrugadas do Animax e gostou, assistir a versão em live action é altamente recomendável. A diversão é garantida.

Gokusen

GokusenNovamente as temáticas Yakusa e a colegial se encontram. Yankumi é a neta de um chefe da máfia que deseja ser uma professora, mas os membros da organização desejam que ela os lidere.

Quando ela realiza seu desejo, precisa lidar com uma classe de delinquentes e revoltados. Yankumi usa seus conhecimentos da Yakusa para ensinar os jovens, mas sem que o seu passado seja revelado.

A adaptação em live action do mangá de Kozueko Morimoto foi tão bem aceita pelo público que rendeu três temporadas e inúmeros especiais.

 

Também cabe mencionar Dragon Zakura, Uta no Onii-san, Yasuko to Kenji, Fated to Love You, Otomen, One-pound Gospel, Boys Over Flowers (versão coreana), Yamada Taro Monogatari, Rooftop Prince, Love Shuffle, You’re Beautiful, Zettai Kareshi, Big, My Girlfriend is a Gumiho, Hanakimi, Wonderful Life e Goong.