Orange: fundador do estúdio comenta sobre a produção de animes com uso de CG

Apesar de por vezes ser um tópico controverso entre os entusiastas de animação japonesa, o uso de computação gráfica (CG) na produção de animes já está presente há algumas décadas, mas só de alguns anos para cá é que filmes animados ou séries inteiras produzidas usando exclusivamente o recurso tem ganhando algum destaque entre o público, seja nos aspectos positivos ou negativos.
Baseado nisso, em entrevista ao site japonês Comic Natalie, o produtor e fundador do estúdio Orange, Eiji Onomoto, resolveu comentar sobre o assunto, destacando a importância do anime Land of The Lustrous (Houseki No Kuni) como “divisor de águas” não só para a base de bons animes produzidos inteiramente em CG como também para a consolidação da companhia que criou como um dos nomes de maior credibilidade no segmento.
De acordo com Onomoto, quando o Orange foi criado em 2004, embora houvesse uma demanda considerável pela indústria para o uso de CG a fim de suprir lacunas que eram consideradas complicadas para os recursos de animação tradicional, o animador não sentia confiança que poderia lucrar e seguir adiante com um empreendimento 100% focado apenas nessa demanda, por conta de dificuldades como a inclusão de programadores no quadro de funcionários, e que antes de Land of The Lustrous, de 2017, o feedback positivo de clientes do estúdio comumente vinha dos trabalhos feitos animando veículos mecânicos e robôs, como os vistos nas séries das franquias Sousei no Aquarion e Zoids.
Foi a partir da série baseada em um mangá de Haruko Ichikawa publicado inicialmente em 2012 que segundo Onomoto, o estúdio passou não só a ficar conhecido como estabelecer as bases que passariam a ser usadas para todos os projetos os quais o Orange esteve envolvido como produtor principal a partir de então. Nas palavras dele: “Quando estava trabalhando em Land of The Lustrous, estava buscando uma linha que parecesse tanto com animação quanto com CG. Um dia desses estava revendo e cheguei a pensar que para a época aquilo foi o melhor, […] mas se fizesse agora, não faria da mesma forma. […] Fiz este trabalho com o pensamento de ‘Quero que os fãs de anime aceitem o CG’.”.
Atualmente, o Orange está desenvolvendo a última temporada de BEASTARS e trabalhando na continuação de Trigun Stampede.
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