One Piece e Jujutsu Kaisen estão entre as animações mais procuradas de 2023

Reprodução.

Segundo uma pesquisa da BB Media, no segundo trimestre de 2023, nas regiões da América Latina (LATAM); Ásia-Pacífico (APAC) e Estados Unidos & Canadá (UCAN) foi identificado que o público entre 16 e 24 anos são os que mais consomem animações.

Também foi divulgada uma lista com as 10 séries animadas mais procuradas, entre os títulos temos alguns animes como One Piece; Jujutsu Kaisen e Attack on Titan; além de animações ocidentais como Vingadores, Hora de Aventura e South Park. Confira:

Reprodução.

  1. One Piece
  2. Franquia Mickey Mouse
  3. Vingadores Unidos
  4. Jujutsu Kaisen
  5. Os Simpsons
  6. Patrulha Canina
  7. Hora de Aventura
  8. George, O Curioso
  9. South Park
  10. Attack on Titan

Especialmente na região UCAN, este grupo dos 16 aos 24 representa 47% do público; seguido pelos entre 25 e 34 com 37%. A exceção é a região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) onde o principal grupo etário que consome animações são adultos entre 25 e 34 anos, com 32%.

É curioso notar também que o público de 55+ continuam sendo uma parte significativa dos que consomem séries animadas, sendo representados por 26% na América Latina e 16% das pessoas entrevistadas na região da APAC. Nesta última região, os animes são uma categoria à parte e representa um total de 11% desta faixa etária.

Confira um gráfico onde mostra o percentual de cada faixa etária nas diferentes regiões consultadas:

Reprodução.

Gonzalo Martins, analista de mídia da BB Media e autor deste relatório, conseguiu constatar que é errôneo continuar considerando as animações como um produto exclusivo para crianças, já que este pensamento ignora o potencial mercado a ser explorado:

“É importante, portanto, abandonar a imagem obsoleta do gênero animação como algo exclusivo para crianças, uma vez que limita a possibilidade de usufruir do produto de uma disciplina historicamente rica e, ao mesmo tempo, ignora o potencial mercado a ser explorar com este tipo de conteúdo”.

Todas as séries mencionadas estão disponíveis no Brasil em diferentes plataformas como Crunchyroll; Disney+; HBO Max, entre outras.