Onda Sonora: Letícia Quinto comenta sobre projeto que aproxima dublagem do público

Reprodução

No último sábado (25) em entrevista no palco Art & Fest do evento SANA 2025 – Parte 1, a dubladora Letícia Quinto (Saori em Os Cavaleiros do Zodíaco) comentou na presença do público e dos dubladores Gilberto Baroli, Luciana Baroli, Caio Quinto e Bruna Quinto, sobre de onde surgiu a ideia de trazer um stand do projeto Onda Sonora para um evento fora do eixo Rio-São Paulo.

De acordo com Letícia, ao perceber o engajamento de fãs de dublagem em convenções geeks ao redor do país, com membros da família Baroli, existiu o interesse em trazer a experiência diária do cotidiano do trabalho feito por ela e outros profissionais a pessoas que sempre quiseram saber como é atuar como dublador e eram impedidos de alcançar tal possibilidade por não residirem no Rio e em São Paulo, onde são sediados os principais estúdios que oferecem cursos da área.

Fortaleza teria sido a primeira capital escolhida por, segundo Gilberto Baroli, ter sido a cidade onde ele foi convidado a alguma das primeiras edições do SANA, ressaltando inclusive o quanto se surpreendeu pelas dimensões que o festival foi adquirindo com o passar dos anos.

Intitulado “Seja dublador por um dia“, a experiência fornecida pelo Onda Sonora disponibilizava equipamentos de gravação e mixagem em 5 cabines, onde pelo valor inicial de R$ 30, permitia a interessados a escolha de uma entre 30 cenas disponíveis de animes, séries americanas, filmes, doramas asiáticos e animações para serem dubladas e gravadas. Participantes podiam escolher a cena, mas não o responsável pela direção. Após o procedimento, os pagantes recebiam via e-mail a cena gravada.