
A-1 Pictures / Divulgação
A música sempre teve presente na vida das pessoas, isso desde os tempos mais remotos da humanidade. E a sonoridade faz um grande papel de imersão dentro da obra por parte dos telespectadores que assistem, seja ela um filme, uma série, um anime ou qualquer obra audiovisual. Aqui especificamente, falarei sobre as trilhas sonoras (ou as famosas e conhecidas OST) dentro dos animes e a grande importância e o peso que elas têm na obra ou especificamente em uma cena. Vamos lá para analisar esses detalhes, que nos empolgam tanto.
Antes de começar, precisamos entender como funciona a produção das trilhas sonoras dentro dos animes. Como vocês já devem saber, existem vários núcleos diferentes de produção dentro da concepção de uma animação. E a parte musical é uma delas, onde o trabalho do compositor se faz muito presente, pois é dele que toda a construção da musicalidade da obra passará. Além do compositor, a área musical dos animes tem produtores, músicos e avaliadores. Todos eles tem sua importância para a criação das músicas dentro do anime. Existem dois métodos de trilhas sonoras em animes: por instrumento e por programação.
Por instrumentos, como o próprio nome diz, serão discutidos e pensados pelo comitê musical, mas com o aval do compositor, os equipamentos musicais e bandas que serão utilizados para fazer a composição. Esses detalhes são pensados detalhadamente (principalmente pelos grandes compositores japoneses de animes), para que não haja incoerência entre a obra animada e a sua musicalidade. E tem a trilha sonora por programação, onde as músicas são compostas por meio de programas de computador e softwares, o que diminui os custos da produção, já que contratar uma banda e ensina-los a tocar e a cantar, demanda um investimento maior de dinheiro e isso acaba por encarecer os custos da produção total do anime. É geralmente a mais utilizada, por na maioria das produções, terem um orçamento baixo.
Como já havia dito, assim como em qualquer obra audiovisual, a trilha sonora desempenha um papel fundamental na imersão em uma obra. E nos animes não é diferente. O grande papel delas é contextualizar e ambientalizar todo contexto da cena, para tornar tudo verossímil e transformar isso em emoções, que variam de raiva ao drama ou da dor a alegria, por exemplo. Lembrando que trilha sonora não necessariamente remete a música, mas sim nos pôr naquele lugar e poder ouvir toda a ambientação que ali está. Som de chuva, pássaros cantando, carros passando, enfim, tudo isso representa a trilha sonora. Em Shingeki no Kyojin, vemos que a trilha sonora nos passa diversas sensações, de raiva, de empolgação, de angústia, enfim. Tudo isso embalado por músicas épicas e grandiosas e que nos fazem imergir ainda mais dentro do anime. Tudo isso graças ao incrível Hiroyuki Sawano que é compositor da série. É incrível o quanto ele sabe trabalhar os instrumentos e até mesmo a parte fonética, que lembra muito a de uma ópera.
Fairy Tail é um outro exemplo de como a música deixa tudo muito bem construído nas cenas do anime. Em diversos momentos, a alternância entre dor e tristeza para com a vibração e o épico é feita de maneira esplendorosa, com um pegada medieval e trabalhada de maneira que nos emocione, nos passe uma sensação de leveza, nos momentos em que é aplicada. E isso faz toda diferença na obra. Por mais que muitas pessoas não curtem a obra em si, mas inegável a qualidade de sua trilha sonora, sendo ela responsável por Yasuharu Takanashi.
Existe outras tantas obras com uma trilha sonora ótimas, onde podemos citar os filmes do Studio Ghibli, o anime Lupin III (composta por Takeo Yanashita), Guilty Crown, Kill la Kill, Nanatsu No Taizai (todas feitas também por Hiroyuki Sawano), Deadman Wonderland (composta por Narasaki), Fullmetal Alchemist Brotherhood (composta por Akira Senju) e por aí vai. São inúmeras obras que possuem trilhas sonoras excelentes que infelizmente não tem como citar todas.
Dada toda importância da musicalidade para com o anime, é impossível de imaginarmos um sem o outro. Percebemos o quanto a uma trilha sonora bem encaixada e bem empolgante faz toda diferença na obra, nos trazendo emoções diversas e que traz a audiência de quem assiste as mesmas emoções daquele personagem que ali estão, só que em maneiras e em perspectivas diferentes. Como dizia o grande poeta inglês Robert Bronwing. “Quem ouve música, sente a sua solidão de repente povoada.”
*As opiniões expostas pelo autor do artigo não necessariamente refletem a opinião do ANMTV.