
Em um artigo publicado na revista JMIR Serious Games, especializada em estudos envolvendo jogos, um grupo de cientistas realizou um experimento com alunos de pós-graduação. O objetivo era observar a utilização de jogos de mundo aberto na qualidade de vida e bem-estar emocional das pessoas. (via: Gamespot).
Como objeto de pesquisa, foi utilizado The Legend of Zelda: Breath of the Wild e os resultados divulgados são positivos. Os autores comprovaram que estes produtos, como o citado acima, podem ajudar a despertar um senso de propósito e significado, além de ter auxiliado nos estudantes a ficarem mais calmos, mais aventureiros e habilidosos em suas vidas fora do contexto do jogo.
Indo além, o estudo ainda investigou sobre a junção do jogar e assistir filmes. Neste caso, os responsáveis instruíram um subconjunto destes mesmos alunos a assistirem um trecho de filmes animados do Studio Ghibli, sendo as opções Meu Amigo Totoro ou O Serviço de Entregas da Kiki, após jogarem Zelda. A teoria a ser observada é que estes clipes de filmes nostálgicos iriam despertar uma sensação positiva nos participantes, como resultado, os cientistas encontraram um efeito ainda mais forte na felicidade geral e propósito de vida deste subgrupo de estudantes.
O estudo afirma este impacto positivo em alunos da pós-graduação, famosos por possuírem níveis altos de ansiedade; insatisfação e burnout, porém, ainda não há muito o que se dizer da longevidade destes estímulos positivos. Entretanto, não deixa de ser mais um ótimo resultado que comprova os efeitos benéficos de jogos.
Anteriormente, acadêmicos já haviam revelados resultados positivos nestes produtos enquanto ferramentas para ajudar a mitigar o uso de substâncias; a melhorar a saúde mental; a induzir atividades pró-sociais e melhorar a construção de comunidades. Evidências ainda sugerem que eles podem auxiliar a reduzir efeitos de distúrbios cognitivos.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild está disponível para Nintendo Switch. Meu Amigo Totoro e O Serviço de Entregas da Kiki podem ser conferidos na Netflix.
Notícias relacionadas
The Legend of Zelda: Nintendo anuncia os protagonistas da adaptação cinematográfica
Filme estreia em 2027 nos cinemas
Resident Evil: novo filme não seguirá narrativa dos jogos
Filme tem previsão de estreia para 2026

