Nintendo rebate político japonês que acusa companhia de fazer lobby com o governo

Nintendo / Divulgação

No sábado (4), o político japonês Satoshi Asano – membro da Câmara dos Representantes do Japão – utilizou suas redes sociais para acusar a Nintendo de evitar usar IA generativa para “proteger sua propriedade intelectual“, além de “se envolvendo em atividades de lobby com o governo“. (via: VGC).

A acusação de lobby iria significar que a empresa estaria utilizando de seu poder para exercer alguma influência nas decisões governamentais envolvendo inteligência artificial. No entanto, a Nintendo negou as acusações através de uma nota oficial – devido a gravidade da situação. Confira:

Ao contrário de discussões recentes na internet, a Nintendo não teve nenhum contato com o governo japonês sobre IA generativa. Independentemente da IA generativa estar envolvida ou não, continuaremos a tomar as medidas necessárias contra a violação de nossos direitos de propriedade intelectual“.

Com isso, Satoshi retornou ao seu perfil e se desculpou pelo comentário: “Lamento profundamente minha própria falha em verificar os fatos adequadamente“.

A utilização da inteligência artificial tem promovido um grande debate em diversas áreas, principalmente no que envolve a criação artística. No Brasil, muitos desenhistas e até mesmo profissionais de dublagem vem colocando o assunto em pauta, para que aja uma discussão sobre como usar esta ferramenta da melhor forma.

No que diz respeito aos jogos eletrônicos, uma pesquisa da GDC State of the Game Industry revelou que quase 50% dos desenvolvedores afirmam que a IA generativa são utilizadas em seus locais de trabalho, enquanto que 84% se mostram preocupados com sua aplicação.