Nintendo e The Pokémon Company processam desenvolvedora do jogo Palworld

Pocketpair / Divulgação

A Nintendo anunciou nesta quinta-feira (19) que, juntamente com a The Pokémon Company, entrou com uma ação no Tribunal Distrital de Tóquio por violação de patente contra a Pocketpair, desenvolvedora do jogo Palworld.

O processo alega que o jogo infringe os direitos de patente de ambas as empresas e que este processo busca uma liminar contra violação e reparação de danos. A Pokémon Company afirma que “continuará a tomar as medidas apropriadas contra qualquer violação de seus direitos de propriedade intelectual“.

A Sony Music Entertainment Japan Inc. anunciou em julho que eles e sua subsidiária Aniplex, juntamente com a Pocketpair, estabeleceram uma nova joint venture chamada Palworld Entertainment. De acordo com alguns rumores, estima-se que para o Tokyo Game Show 2024 (previsto para o final do mês) será feito um grande anúncio em relação às suas janelas de disponibilidade.

A Pocketpair lançou Palworld em 19 de janeiro como um jogo de acesso antecipado na Steam, atingindo 25 milhões de usuários um mês após seu lançamento. Jogadores e críticos inicialmente notaram a semelhança dos designs de muitas das criaturas “Pal” com os Pokémon titulares da franquia Pokémon.

Em janeiro deste ano, a The Pokémon Company divulgou um comunicado logo após o lançamento do Palworld afirmando que está investigando uma possível violação de direitos autorais por uma empresa de jogos anônima.