Netflix: plataforma revela detalhes de seu plano contra o compartilhamento de senhas

Reprodução.

A Netflix revelou como pretende impedir o compartilhamento de senhas entre seus usuários. Mesmo com o cliente pagando, ele não poderá mais divulgar sua conta com aqueles que lhe interessem por desejo da plataforma. A Central de Ajuda da Netflix ganhou uma página explicando como tudo isso será feito.

A conta poderá ser compartilhada apenas com membros da mesma família e que morem na mesma casa. A plataforma irá exigir que os clientes pagantes acessem o Wi-Fi do local principal, abram o aplicativo ou site da Netflix e assistam algo pelo menos um vez a cada 31 dias.

Quem tentar usar a conta em uma residência que não seja a do Wi-Fi principal, irá aparecer uma mensagem pedindo para o usuário acessar por outro local ou entrar em sua própria conta. A Netflix irá bloquear o acesso até que a pessoa faça o que foi pedido.

Se acessar sua conta enquanto estiver fora de casa, o dispositivo utilizado poderá ficar com a conta bloqueada. Para impedir isso, deverá ser solicitado um código temporário do serviço na hora de realizar o login, este feito lhe dará acesso à conta por 7 dias consecutivos.

A plataforma também recomenda que você faça login no Wi-Fi doméstico pelo menos uma vez a cada 31 dias, isso fará com que a plataforma considere seus aparelhos como confiáveis.

A Netflix usará informações como endereços de IP, IDs de dispositivos e atividades da conta para determinar se um dispositivo está conectado ao seu local principal. Essas medidas, por enquanto, são medidas prudentes para evitar um êxodo em massa de usuários que compartilham uma conta.

A empresa estimou que mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo utilizam o serviço por meio das credenciais de login de outra pessoa. A plataforma espera que, ao acabar com o compartilhamento de senhas, consiga uma nova injeção de receita. É essencialmente a única maneira pela qual a Netflix pode obter um aumento significativo de assinantes na América do Norte, onde o serviço atualmente tem sua maior participação no mercado.

O método será aplicado, inicialmente, nos Estados Unidos e será ampliado para outros territórios no decorrer dos meses.