
Segundo um estudo da Dentsu, a Netflix é a plataforma mais procurada pelos fãs de animes na hora de acompanhar seu título japonês preferido. A pesquisa foi realizada entrevistando 8.600 consumidores, em 10 países da Ásia e Europa, além dos EUA. América Latina, África e Oceania não aparecem na relação.
A TUDUM surge no topo, com 48% de seus assinantes consumindo este tipo de produção. Em segundo vem o Disney+ (32%) e em terceiro a Amazon Prime Video (29%). Nos EUA, a Netflix aparece com 63%; os streaming do Mickey (Disney+ e Hulu) continuam em segundo com 46%. A Crunchyroll está em décimo lugar, com 23%, e na EMEA em sétimo, com 10%.
No mercado asiático, a plataforma vermelha permanece liderando no mercado com 36%; o YouTube TV vem em segundo com 26% e o iQiyi, da China, com 25%. Segundo o estudo:
“Os animes estão se tornando uma consideração fundamental para os consumidores ao avaliarem suas assinaturas de streaming. As franquias apresentadas neles conquistam o apelo do público muito mais rápido do que no passado“.
As diferentes gerações também consumem animações japonesas, mas em padrões distintos. A Geração Z ocupa o topo com 50%, seguido pelos Millennials (48%), Geração X (24%) e Boomers (9%). As pessoas do sexo masculino também são as que mais assistem animes, com 28%, e as do sexo feminino aparecem com 21%.