
O estúdio de animação canadense Nelvana, de propriedade da empresa Corus Entertainment desde o ano 2000, encerrou suas atividades sexta-feira passada (29 de agosto) devido aos problemas financeiros na Corus. Apesar de um anúncio oficial não ter sido divulgado, funcionários do mesmo anunciaram o encerramento através das redes sociais. Confira:



A Nelvana foi fundada em 30 de julho de 1971 por Michael Hirsh, Patrick Loubert e Clive A. Smith, que originalmente produzia especiais para a TV canadense, mas se popularizou por animações como Babar, As Aventuras de Tintim, Rupert, Ursinhos Carinhosos, O Pequeno Urso, Os Backyardigans, Sorriso Metálico, Miss Spider, Os Sete Monstrinhos, Escola Wayside e produções recentes como Mundo do Barney e Thomas e Seus Amigos: Trens a Todo Vapor, exibidas no Brasil em canais como a TV Cultura e Discovery Kids, além de distribuições como as primeiras cinco temporadas de Os Padrinhos Mágicos, Sakura Card Captors e Bakugan. A Nelvana foi adquirida pela Corus em 2000, o que resultou na saída dos fundadores originais do estúdio.
Com problemas financeiros na Corus, a empresa teve que encerrar as versões canadenses dos canais Disney e da Nickelodeon no país, que tiveram anúncio oficial de seu encerramento e a Nelvana também foi fechada em virtude o que está ocorrendo na Corus.
ATUALIZAÇÃO: a Corus confirmou a interrupção de produção, atuando agora apenas como distribuidora, merchandising e gestão de suas propriedades.
Notícias relacionadas
Toei Animation expandirá empresa com a criação de um estúdio em Osaka
Executivos buscam minimizar escassez de criadores na indústria
White Fox: estúdio de Re:Zero fará parte da editora AlphaPolis
Editora pretende expandir seus negócios

