MyAnimeList: site é banido na Rússia por questões LGBTQ+

MAPPA / Divulgação

Uma das maiores bibliotecas nipônicas do mundo para animes e mangás, o MyAnimeList, foi proibido de operar na Rússia devido a presença de conteúdo LGBTQ+, informou o site de notícias russo The Moscow Times.

De acordo com o site, a Roskomnadzor, agência federal russa de vigilância de mídia, incluiu o MyAnimeList na lista restritiva de sites proibidos na Rússia, citando como justificativa a “colocação sistemática de materiais contendo informações que propagam relações e/ou preferências sexuais não tradicionais“.

A perseguição e repressão contra a comunidade LGBTQ+ na Rússia acontece há vários anos, com medidas cada vez mais duras. A primeira ação federal se deu em 2013, quando foram aprovadas leis contra a “propaganda gay”, ampliadas gradativamente nos anos seguintes. No final de 2023, a Suprema Corte da Rússia classificou o “movimento público internacional LGBT” como uma “organização extremista”.

Esta não é a primeira vez que medidas similares são adotadas no país, com situações parecidas em 2021 com a proibição de obras consideradas “violentas”, como Death Note e Tokyo Ghoul, e no ano seguinte por questões de diversidade.

A Roskomnadzor declarou que a decisão pode ser revista caso o MyAnimeList remova os conteúdos inadequados na Rússia.