
A MSP Estúdios (antiga Maurício de Sousa Produções) anunciou nesta terça-feira (8) que buscarão medidas legais contra ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT que começaram a fazer imagens IA com o estilo de Turma da Mônica. (via O Globo).
Em nota, a MSP declarou:
“A MSP Estúdios reforça que o uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa. Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados. Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não substituição, à criação artística. Quando tenta reproduzir o traço da Turma da Mônica, a IA apenas ecoa, de forma limitada, uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas da MSP Estúdios. Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana, algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo.”
Assim como a MSP Estúdios, o Studio Ghibli também foi alvo de imagens feitas por IA usando o estilo de arte do estúdio do lendário diretor Hayao Miyazaki, que desaprova o uso dela e a chamou como um insulto à vida. Seu filho Goro e a diretora de One Piece, Megumi Ishitani falaram sobre o assunto recentemente.
Notícias relacionadas
Studio Ghibli: diretora de One Piece quer medidas legais contra ChatGPT
Diretora demonstrou irritação com trend viral nas redes sociais
Star Wars: Visions – temporada 3 voltará a ter foco em estúdios japoneses
Nova temporada esteará em 2025