Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury – estúdio declara que relação entre protagonistas ficará a critério do público

Sunrise / Divulgação

ATENÇÃO: O texto a seguir pode conter spoilers.

A edição recente da Gundam Ace, revista dedicada à franquia Gundam, foi assunto de conversa nas redes sociais no Japão. Esta edição, que foi publicada em 26 de julho, incluiu uma entrevista com Kana Ichinose e Lynn, as dubladoras de Suletta Mercury e Miorine Rembran no anime Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury. Na entrevista, Ichinose comentou sobre a cena final entre as duas personagens dizendo:

Depois de um salto no tempo de três anos dá para sentir como as duas se aproximaram, e vê-las juntos de novo, casadas, foi realmente tocante“.

A dubladora fez referência ao fato de Miorine e Suletta usarem alianças iguais, e que mesmo em uma conversa entre Miorine e Eri, esta se refere a si mesma como a “cunhada” de Miorine. Além disso, Miorine é declarada como esposa de Suletta no texto alternativo da imagem final postada pela conta oficial americana de Gundam. Confira:

No entanto, na versão digital desta entrevista, o comentário de Kana Ichinose foi alterado para remover o fato de que Suletta e Miorine são casadas. Em um comunicado, a Bandai Namco Filmworks explicou que os editores de Gundam Ace assumiram por conta própria que as duas personagens era um casal. Embora a mudança tenha sido solicitada para que esta relação fosse deixada para a interpretação do público, a edição impressa da revista foi publicada sem correções.

Obviamente, os fãs no Japão e em outras partes do mundo expressaram sua insatisfação com esta decisão. Alguns acusaram a Bandai Namco de homofobia e consideram isso um sinal do conservadorismo corporativo do Japão.

No Brasil, as duas temporadas de Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury estão disponíveis no catálogo da Crunchyroll. Somente a primeira temporada de 13 episódios tem opção de áudio em português.