Mercado de games já fatura mais que o de cinema

Brasil Game Show / Divulgação

Neste ano, pela primeira vez, a indústria de games pode passar a marca de 3,3 bilhões de jogadores, quase metade da população mundial, com um faturamento total de US$ 188 bilhões, enquanto que a indústria cinematográfica deve arrecadar pouco mais de US$ 77 bilhões, influenciados principalmente por Barbie, Super Mario Bros e Oppenheimer, via VEJA.

A popularização dos jogos que já crescia de forma rápida, sendo algo ainda mais acelerado nos últimos anos com os smartphones e a nova geração de consoles como o Playstation 5, Xbox Series X|S e o Nintendo Switch. 

Entre 2020 e 2021, a pandemia acabou atrapalhando um pouco, pois apesar das pessoas terem que ficar em casa, utilizando consoles ou celulares, as produtoras acabaram tendo que interromper cronogramas e foram forçadas a usar o trabalho remoto. Apesar disso, em 2021, o setor arrecadou US$ 193 bilhões, em 2022 diminuiu para US$ 183 bilhões e este ano, pouco mais de US$ 188 bilhões, com previsão de somar até US$ 212 bilhões até 2026.

Entre os lançamentos programados para serem lançados nesses últimos meses e que devem alavancar ainda mais a indústria, estão Marvel’s Spider-Man 2 e o recém lançado Starfield; além dos já lançados Hogwarts Legacy e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, que seguem faturando muito.

Carlos Silva, sócio da Go Gamers, uma consultoria especializada no mercado de jogos falou um pouco sobre:

Os grandes títulos são responsáveis por fazer o público gastar mais dinheiro. Como muitas vezes é preciso fazer escolhas, os grandes lançamentos é que são selecionados.” disse.

O setor de consoles e computadores juntos representam US$ 93 bilhões anuais, segundo um relatório da Newzoo, uma consultoria especializada em dados de mercado. Já o setor mobile sozinho arrecada cerca de US$ 92,6 bilhões e cresce cada vez mais por seu custo mais baixo, facilidade de uso e a grande disponibilidade de jogos.

A Ubisoft por exemplo está levando suas franquias para o Mobile com o Assassin’s Creed Mirage que será lançado em outubro para consoles e em 2024 chegará ao Iphone 15. O Assassin’s Creed Codename Jade também será jogável em celulares Android.

Além disso, outro modelo inovador surgiu para a indústria, é o caso do Xbox Cloud Gaming, que surgiu com a popularidade do Xbox Game Pass, que é um serviço de mensalidade em troca do acesso a diversos jogos, parecido com serviços como a Netflix e Spotify. No Xcloud, é possível jogar jogos pela nuvem, sem precisar de um computador potente para rodar, podendo ser jogados até mesmo em celulares ou TVs.

Com isso tudo, é bem possível que o mercado de games que já fatura bem mais do que o cinema, passa-los para trás ainda mais nos próximos anos com a imensa movimentação de dinheiro que ocorre na indústria de jogos.