Lazarus: Shinichiro Watanabe fala sobre suas inspirações para o anime

Adult Swim / MAPPA / Sola Entertainment / Divulgação

Em entrevista para o The New York Times, Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop) revelou suas inspirações para a criação de Lazarus, seu novo anime original produzido pelo estúdio MAPPA para o Adult Swim. Em suas palavras, o criador disse ter observado o mundo atual e que a situação parece mais dramática do que uma ficção.

No passado, eu olhava para outras obras de ficção e me inspirava nelas. Mas desta vez, apenas assistindo ao noticiário e observando o mundo, as coisas que estão acontecendo agora parecem mais dramáticas e meio malucas do que a ficção. Como fui inspirado por eventos que acontecem no mundo real, colocá-los muito para o futuro me faria perder aquele toque de realidade“.

Ainda sobre a premissa da humanidade acabar em 30 dias e criar este momento quase apocalíptico, Shinichiro diz que a inspiração veio do período vivido na pandemia da COVID-19.

Isso foi inspirado pela realidade e pela experiência da pandemia de Covid. Nem todos estavam agindo da mesma forma. Haviam pessoas que não acreditavam nisso e haviam pessoas que não usavam máscaras. Achei que o anime seria mais realista se eu o fizesse de forma que tivéssemos reações diferentes dos personagens“.

Na trama, ainda vemos a utilização da inteligência artificial como uma ameaça ao campo das artes. Watanabe refletiu sobre isso, fazendo um paralelo com outra criação sua: Carole & Tuesday.

A IA se tornou uma força poderosa na indústria, mas não tenho uma visão muito positiva da situação. É difícil passar pelo processo criativo, mas se deixarmos a IA assumir essa parte, o que resta para nós, criadores, nos divertirmos? Em “Carole & Tuesday”, os personagens sabem que seria muito mais fácil criar música por meio da IA, mas querem se divertir durante o processo criativo, e é exatamente isso que penso. Eu crio anime porque quero“.

Em Lazarus, somos apresentados a um grupo de ex-presidiários que são selecionados para encontrar um cientista chamado Dr. Skinner, que desenvolveu uma droga chamada Hapuna – que inibe dores e evita o surgimento de doenças. Acontece que todos que a utilizaram morrerão em poucos dias, diante da situação, uma equipe especial chamada Lazarus é criada para evitar esta catástrofe. O anime foi produzido em parceria com o estúdio SOLA Entertainment.

Leia nossa análise, clicando aqui.

Lazarus é exibido todos os domingos na Max, com dublagem e áudio original com legendas. O anime é transmitido no Adult Swim toda segunda-feira.