Kyoto Animation: estúdio sofre incêndio criminoso no Japão

Kyoto Animation / Divulgação

Uma tragédia envolvedo a Kyoto Animation, sempre reconhecida e elogiada por seus trabalhos, chocou os japoneses na manhã desta quinta-feira (18). Um homem invadiu as dependências do estúdio e jogou gasolina, causando um grande incêndio onde diversas pessoas morreram, algumas ficaram feridas, e outras estão desaparecidas.

Segundo testemunhas o motivo da fúria do homem de 41 anos foi uma acusação de que a Kyoto Animation estava plagiando o trabalho de outros, ao dizer que faziam “Pakuri” (copiar um trabalho de outro), e por conta disto, todos os que trabalhavam lá mereciam morrer. Ao espalhar o líquido, ocorreu uma explosão e o fogo se espalhou pelo prédio, onde haviam cerca de 70 profissionais trabalhando.

Segundo as autoridades japonesas, o incêndio fez 33 vitimas fatais, e outras 36 tiveram ferimentos leves. O criminoso tentou fugir, mas conseguiu ser encontrado pela polícia. Também foram encontradas algumas lâminas, mas os policiais não confirmaram se eram dele ou já estavam no local. O homem sofreu ferimentos leves e levado a um hospital para tratamento psicológico.

Entre os grandes trabalhos da Kyoto estão animes como Full Metal Panic, K-ON, Violet Evergarden, Free!, entre muitos outros.