Kamen Rider: franquia pode ser submetida a “pausa criativa” similar a dos Super Sentais

De acordo com informações obtidas pelos portais japoneses Smart Flesh e News Goo Jp, os motivos que levaram ao que pode ser o fim da franquia Super Sentai, ao menos como o público nipônico e internacional atualmente conhece, podem também corroborar para que algo similar aconteça com a franquia Kamen Rider, e em um futuro que pode também não estar muito distante.
Isso porque segundo fontes consultadas pelos sites, nos bastidores, o que mais tem se comentado é o quanto os orçamentos e cronogramas para as produções estão ficando cada vez mais curtos, tornando as condições e o clima de trabalho dentro dos sets de filmagem insustentáveis para os trabalhadores envolvidos. Parte do que contribui para isso, é inclusive a necessidade de filmar cenas contendo explosões em localidades distantes de Tóquio.
Para se ter uma ideia, mesmo com uma reforma trabalhista recente na legislação do país que restringiu as filmagens até às 21h00, não raramente os trabalhadores envolvidos seguiam em atividade até mais tarde, acarretando prejuízos financeiros para o deslocamento via transporte de membros da equipe técnica. Em paralelo, artistas que compunham o elenco já vinham se queixando sobre a impossibilidade de poderem complementar as participações em outras produções audiovisuais por conta das rotinas de trabalho exaustivas.
O custo médio para a elaboração do traje de heróis, locações de filmagem e criação de efeitos especiais com uso de computação gráfica está atualmente em torno dos 20 milhões de ienes (aproximadamente R$ 685 mil) e aumentando a cada ano, de modo que fatores como o declínio de natalidade no Japão e quedas de receita com venda de brinquedos e eventos, que vem se acentuando desde a pandemia de COVID-19, também estão contribuindo para a defasagem do atual modelo de negócio e de trabalho envolvendo os esquadrões de heróis coloridos e os motoqueiros insectoides.
Entre a alta cúpula de executivos da TV Asahi (emissora que transmite séries das duas marcas), tem se discutido a possibilidade de lançar novas produções de Kamen Rider apenas para os cinemas ainda que anualmente. Já nos corredores, o que tem se falado é o quanto as crianças da geração atual já não veem tanto apelo nesses personagens que marcam presença na TV japonesa há décadas como antes, em razão de uma possível influência das redes sociais e seus impactos nos novos tempos.
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