Kadokawa: Sony torna-se a maior acionista da empresa japonesa

Kadokawa / Divulgação.

Após conversas sobre uma possível compra da Kadokawa por parte da Sony Group Corporation, foi divulgado nesta quinta-feira (19) que ambas as empresas estarão formando uma aliança estratégica de capital e negócios. Isso faz com que a Sony torne-se a maior acionista da companhia japonesa, possuindo 10% de suas ações.

O anúncio diz que ambas as empresas conversarão sobre algumas iniciativas de colaboração, incluindo a possibilidade de adaptar conteúdo da Kadokawa em filmes, séries, coproduzir animes e expandir a distribuição global dos animes já realizados pela companhia através da Sony Group. Também é esperada a expansão da distribuição dos jogos da gigante japonesa.

A Kadokawa ainda diz que o acordo ajudará na distribuição de publicações como mangás e e-books pela Sony Group. Ela declarou que planeja usar 20 bilhões de ienes entre janeiro de 2025 e março de 2030 para “criar, desenvolver e adquirir novas PIs“. Está em seus planos também usar os outros 29,7 bilhões de ienes de janeiro de 2025 a março de 2030 para “melhorar a distribuição global de PIs“.

A parceria entre Sony e Kadokawa terá início em 7 de janeiro de 2025.