Kadokawa divulgou atualizações sobre o ataque cibernético sofrido dias atrás

Kadokawa / Divulgação.

A Kadokawa Corporation informou em seu site oficial temporário atualizações sobre as consequências do ataque cibernético que sofreram dias atrás. Com seus sistemas afetadas, a empresa afirmou que suas operações comerciais foram afetadas, ou seja, ocorrerão atrasos no lançamento de suas publicações, além da entrega de mercadorias. Nãos foram comentadas quais publicações serão afetadas. (via: Anime News Network).

Além disso, o seu serviço de vídeos – Niconico – foi suspenso temporariamente, para que as investigações sobre o ataque sigam de forma plena. A previsão é que o trabalho leve, pelo menos, um mês para serem concluídos.

A empresa afirmou que depois de confirmar que as interrupções foram devido a um ataque cibernético em grande escala, incluindo o uso de ransomware, criou imediatamente uma força-tarefa de emergência para investigar e restaurar serviços nos servidores afetados.

Ransomware é um tipo de malware que criptografa dados ou nega serviços e, em seguida, exige que as vítimas façam um pagamento para restaurá-los. O ataque parecia centrar-se nos serviços Niconico.

Embora eles ainda estejam investigando a extensão total dos danos, foi revelado que o ataque conseguiu atingir a rede interna, levando ao desligamento e à falta de acesso aos sistemas internos. Os serviços da Niconico dependem de servidores de dados públicos, bem como de servidores privados da Kadokawa, sendo este último o alvo do ataque.

Apesar da empresa ter desligado os seus próprios servidores para isolar os danos, observou-se que o autor do ataque cibernético reiniciava remotamente esses servidores para continuar a propagação do malware. Para impedir isso, a equipe desconectou fisicamente os cabos de energia e de comunicação dos servidores. Os funcionários dos escritórios da empresa em Kabuki-za também foram proibidos de entrar nas instalações e as redes e serviços internos foram encerrados.

Mais atualizações deverão surgir em breve.