Kadokawa: CEO da empresa reflete sobre expansão global

Kadokawa / Divulgação.

O portal japonês Nikkei realizou uma entrevista com Takeshi Natsuno, CEO e presidente da Kadokawa, sobre a expansão que os animes e mangás vem conquistando. Em sua fala, ele demonstra se preocupar com o mercado japonês e acredita que se a obra conseguir vender no país, então venderá internacionalmente.

Se você criar conteúdo que venda no Japão, venderá no exterior. Você pode criar obras únicas sem se preocupar com o marketing, pensando ‘Vamos fazer um mangá que venda [globalmente]’. É necessário criar uma grande variedade de propriedade intelectual sem comprometer a qualidade“.

Seu pensamento se assemelha à fala de Hideaki Anno, que chegou a dizer que os fãs estrangeiros deveriam se adaptar às histórias japonesas.

O diretor Tomohiko Ito (Sword Art Online) declarou recentemente que produzir algo focado no mercado global é um atalho para o fracasso. Sua fala ocorre pelo fato de que a percepção japonesa do que pode agradar o público internacional seja algo equivocado.

No entanto, o próprio CEO da Kadokawa revelou em 2025 que a companhia busca desenvolver animes com um apelo ao mercado exterior.