Junichi Sato comenta sobre a produção de animes para o público feminino

Mari Okada / Studio Colorido / Divulgação

Em uma conversa durante a Expanded Animation Exhibition da Japan Media Arts e o Festival de Annecy, o diretor Junichi Sato (Olhos de Gato, Magical Doremi) comentou um pouco sobre a produção de animes destinado ao público feminino e o impacto destas produções na indústria.

Sato comentou que ao criar as aventuras de Doremi e seus amigos, toda a equipe colaborou esboçando suas memórias de infância durante a produção, além de observar o comportamento das crianças japonesas e adicionando elementos únicos como famílias de pais solteiros, para uma progressão natural na história. Algo que se repetiu no filme Looking for Magical Doremi, com a troca de experiência das várias mulheres que trabalharam no projeto. Sato reconheceu a diferença notável entre suas experiências como homem e as das mulheres, e como as leva para momentos específicos, como o lado emocional.

O diretor também destacou sua participação em Hugtto! Precure, e sua semelhança com Doremi apesar dos 20 anos de diferença entre as duas séries. É algo que engloba a criação para um público jovem em geral: saber comunicar os problemas do seu dia a dia no mesmo nível, sem condescendência, com mensagens e histórias inclusivas para que se sintam identificados. A ideia é mostrar várias dessas experiências, que talvez vivam ao longo dos anos, para que possam se lembrar delas mesmo esquecendo o título do trabalho que viram.

Junichi Sato é um dos veteranos mais respeitados do mundo da animação, conhecido por dirigir várias séries voltadas para o público jovem e feminino, como Doremi Mágico, Sailor Moon, Princess Tutu e Aria, além de filmes como Olhos de Gato e Looking for Magical Doremi.