Japoneses se unem para acabar com fansubs e scan ilegal de mangás

A notícia de que empresas japonesas e americanas querem acabar com scan ilegal de mangás não é nova, mas agora a briga promete esquentar: 30 sites, famosos por disponibilizar na internet o scan de mangás horas depois de públicados, estão prestes a ser punidos com ações na justiça por pirataria. E nesse número também estão incluídos fã-sites de tradução de mangás e distribuidores de cópias digitais para a internet como um todo.

Cerca de 36 empresas do ramo formaram a “Japanese Digital Comic Association”, que está empenhada em acabar com o poblema de crescimento desenfreado dos scans ilegais de mangás e revistas japonesas. Um porta-voz do grupo não identificado justificou as ações alegando que esses sites de scan estão usando o matérial japonês para obter lucro próprio, sem qualquer autorização dos proprietários legais das obras.

A organização é formada atualmente por revistas japonesas, como a Kodansha, Shogakukan, Shueisha, Square Enix e Tuttle-Mori Agency e também de empresas americanas, como a Vertical Inc., Viz Media, Tokyopop, e Yen Press. Os nomes desses 30 sites não foram revelados, mas a associação já entrou na justiça para o fechamento imediato e posterior punimento judicial.