Japão: responsável por incêndio na Kyoto Animation deverá receber punição máxima

Reprodução.

O portal de notícias japonês The Mainichi divulgou nesta quinta-feira (7) que os promotores responsáveis pelo caso do incêndio criminoso ocorrido em julho de 2019 no estúdio Kyoto Animation (Violet Evergarden) estão buscando a punição máxima para Shinji Aoba, suspeito de cometer o crime. No caso, a pena de morte.

Atualmente, o julgamento está tentando determinar se Shinji pode ser considerado mentalmente competente para assumir a responsabilidade pelo ataque. A defesa do réu está buscando a sua absolvição, ou pelo menos uma redução da pena, argumentando que o mesmo sofria de delírios no momento do atentado.

No entanto, a promotoria sustenta que, mesmo com estes possíveis delírios, Shinji pode ser totalmente responsabilizado pelos seus atos que resultaram na morte de 36 pessoas e outras 32 que ficaram feridas. De acordo com os promotores, o suspeito acreditou erroneamente que o estúdio havia plagiado um romance que o mesmo submeteu em um concurso realizado pela Kyoto Animation.

O Tribunal Distrital de Kyoto iniciou o processo de pré-julgamento no dia 8 de maio deste ano, seguido pelo julgamento principal do caso de incêndio criminoso em 5 de setembro. Todo o julgamento possuirá 32 audiências, que serão finalizadas neste mês de dezembro. O veredito deverá ser anunciado no dia 25 de janeiro de 2024.