Japão: pesquisa revela que pirataria pode ajudar nas vendas de anime

Recentemente, uma pesquisa realizada no Japão pelo RIETI (Research Institute of Economy, Trade & Industry) sugeriu que algumas formas “ilegais” de ver animes podem ajudar as vendas e locações dos mesmos. O estudo monitorou a venda de DVDs e o aluguel de 105 episódios de diversas séries de TV (entre elas One Piece, Bleach e xxxHOLIC), comparando-os aos downloads dos mesmos episódios na popular rede de compartilhamento Winny, bem como a exibição no YouTube.

O estudo constatou que a visualização de séries no YouTube não afetou negativamente as vendas e aluguéis de DVDs, que podem até ter aumentado graças a isso. No entanto, os downloads realizados no Winny provocaram um impacto negativo nas locações de séries, mas não nas vendas, pois a maioria dos DVDs de animes possui diversos extras, tais como brindes, sem censura, novas cenas e animação melhorada.

50 respostas para “Japão: pesquisa revela que pirataria pode ajudar nas vendas de anime”

  1. Raphaela Mello disse:

    E faz todo sentido do mundo. Pego por mim. Eu baixo anime sim, esses que eu sim que nunca vai ter na tv aberta. Por ex., Bleach. Eu comecei a baixar e vi que o anime é mt bom. Me interessei e comecei a comprar DVDs, revistas, etc. E tenho certeza que isso acontece com mais gente.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Dr.Hunk_ANMTV, Kisuke Urahara, Pedro H. Ferreira , Saulo, Daniela Palumbo and others. Daniela Palumbo said: FINALMENTE RESOLVERAM ADMITIR! http://bit.ly/giheT3 […]

  3. Jonas disse:

    contraditório mas com razão. se estão provando… mas lógico que baixar anime feito loco nao vai resolver tbm, aprecie com moderação. ;D vale a pena contribuir com algo q vc gosta, ja q alguem teve muito trabalho pra faze-lo.

    • Albino disse:

      Tudo que eu diria, só que com palavras diferentes.
      Obrigado por economizar meu tempo XD

    • Robotmonster disse:

      Ja era obvio, so faltou alguem ter base pra provar.

      E não tem essa de baixar muito ou pouco anime, afinal a divulgação só é feita se voce conhecer. Quanto mais titulos voce baixar, mais opiniões solidas sobre os titulos voce vai ter.

      O que não pode é fazer coisas que prejudicam, como comprar DVD pirata ou baixa download de episodio adiquirido antes de exibir na TV. Não tem sentido e só serve ao proprio prazer do individuo.

      • kurosaki disse:

        Se postar animes antes de passar na tv , é seriamente errado , isso vai prejudicar mais as nossas boas chances de assistir um anime na net , mas eles tentam ir mais alem neh :/ Se deixa como ta agora normal ta tudo bem para ambos os lados

  4. duda disse:

    é verdade con pirataria os animes fas mas sucesso no brasil deveria ter animes tanbem.

    • AlexHarima10 disse:

      pois é, agora que os japoneses descubriram isso, vai que algumas empresas lisenciadouras para dvds de la daqui a alguns anos venha para ca.

  5. Chelsea disse:

    95% dos animes que eu gosto, eu baixei na internet, pois, se dependesse da boa vontade da Tv brasileira, ficaria só no Cavaleiros, DBZ, Digimon e Sailor Moon. Claro, agora tenho eles em DVD (originais, é bom dizer,alguns até importados), e acho que, se a galera comprar, nao tem problema baixar.

  6. Gabriel Arruda disse:

    Só se for na popularização das séries isso é inegável que a internet ajudou muito os animes na conquista da televisão

    • AlexHarima10 disse:

      creio que o problema na verdade são das emissoras, pois os animes estão movimentando muitas pessoas na net. mas as emissoras tem aqueles trecos de ser toda setinha, é ilegal então eu ñ vejo coisas deste tipo.

  7. Lucas Souza disse:

    A notícia foi atualizada com a referência. Obrigado pelo aviso.

  8. Ryogachan disse:

    até que faz sentido essa pesquisa digo isso por que já tivemos um exemplo do que a matéria fala aqui no Brasil afinal se não fosse a pirataria Tropa de Elite 1 nunca haveria saído nos cinemas brasileiros e nunca seria o mega sucesso que é hoje

  9. Alsan Matos disse:

    Sério, pessoal do ANMTV, vcs botaram essa notícia pensando em mim, né? Admitam: vcs estavam com saudades de mim… fazia tempo q eu não postava nada… só pode ser isso. Ficam dando doce pra criança se lambuzar, é? Hehehe.

    Bom, então aqui estou orgulhosão depois de ler isso e enfim eu posso berrar pra todo mundo ouvir:

    ADORO TER RAZÃO!!!

    Quáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquá!!!!!

    • Robotmonster disse:

      Não é so voce que tem razão! Eu canso de discutir isso toda hora com gente teimosa. Viu como um dia alguem ia perceber isso? O efeito é mais positivo ainda em paises que não possuem nenhuma referencia sobre o anime, como o Brasil.

      Agora so falta certos donos de blog/site contrarios a ideia, virem aqui com humildade dar suas opiniões sobre esse dado que parece ter surpreendido muita gente ainda.

      Download ilegal ajuda na divulgação, isso sempre foi unanime, o que não pode é ser espertalhão e prejudicar a industria vendendo DVD pirata ou baixando o episodio hackeado antes de exibir na TV.

      • Raphaela Mello disse:

        Falou tudo Robot!! Gente que se diz “do meio” fala bem ao contrário. É só parar e botar a cachola pra funcionar. Pirataria de anime é uma coisa, pirataria de filme ou série é outra coisa bem diferente. Anime não é valorizado no nosso país, e praticamente ninguém tem acesso à miséria de coisas que nossos canais, pagos e “grátis”, oferecem.

      • AlexHarima10 disse:

        estou feliz sobre isso ainda mais sobre quem descubiu(os japoneses) pode crer que com essa descuberta teremos empresas licensiadouras para dvd japonesas em nossas terras em alguns anos.

  10. Hayashy disse:

    Bom, os tempos sao outros, a internet realmente ajuda, se não fosse por ele, tb nao conheceria one piece e comprar bonecos e compra toda a coleção de mangás e ainda mais, comprar outros animes.

  11. Flavia disse:

    É claro que pirataria ajuda! OP sempre batendo recordes! [/piada fail [/apanha

    Espero que os japas sosseguem depois dessa e facilitem a exportação de animes no ocidente. Que desculpas vcs tem agora?
    :D

  12. Alisson disse:

    O que a gente sempre diz?
    NÓS NÃO ESTAMOS VENDENDO NADA, É SÓ DIVULGAÇÃO DE FÃ PARA FÃ.

    Mas eles são todos “Fuck You”. Achando que não vendendo nenhum DVD sobre os mesmos ou não lançando o anime pra outros países seria burrice.

    Os burros agora são eles.
    Pelo amor de Deus, ninguém tá faturando com isso e eles simplesmente se irritam, assim como nós, eles não tem nada à perder.

    • vigal disse:

      concordo cara…
      se nao fosse isso Naruto e Bleach nao teria chegado ao brasil e feito esse sucesso q fais isso

      eu msm nao compraria o manga de High School Dead se nao fosse a divulgaçao q vemos na internet

      isso e pura ignorancia q axa q so pq nao ta faturando e algo ruim
      detalhe q kando eu gosto msm do anime eu compro td o q for dele(menos bonecos e afins:P)
      sou fan de evangelion e tenho o DVD do 1° filme do Rebuild e todos os mangas q comprei com mt sacrficio so pra eu nao ler pela net…
      detalhe q se nao fosse a net eu nao conheceria evangelion

      • AlexHarima10 disse:

        podes crer, eu msmo nunca tinha ouvido falar de sumer wars mas ouvi boas criticas na net, eu ja fui procurar o manga e amei. dia 20 vou para um evento comprar o capitulo 1 do manga, muitos outros mangas e tudo que tenho direito sobre sumer wars. bem realmente ajuda pois se eu ñ tivesse ja visto o manga eu veria ele no evento e passaria direto.

  13. Raphaela Mello disse:

    Queria aproveitar e elogiar o ANMTV pelas ótimas notícias ultimamente. Parabéns pra toda equipe, pra mim vocês são a melhor fonte de informações sobre TV da net, contendo o que realmente importa pra mim. Abraçoooo da Rapha :)

  14. netin disse:

    Pessoal, esse estudo foi realizado no JAPÃO.
    Aqui, a realidade que impera é outra, completamente distinta. Achar que fazer downloads ilegais coopera com o mercado é uma loucura. O animax é a prova viva disso, que acabou graças ao descaso que fizeram os seus animes que estavam “à disposição na internet”.

    • Robotmonster disse:

      Fail.

      Animax morreu por falta de divulgação e administração pessima Netin, no fundo tu ainda tenta sustentar uma ideia que morreu.

      Temos Naruto pra mostrar que internet ajuda SIM em divulgação. Um anime puta mal dublado como ele conseguiu uma legião de fãs aqui no Brasil, a ponto de fazerem mimimi pelo fato do SBT remover-lo do ar, e olha so, não foi download ilegal que removeu ele, foi a crise do banco do homem.

      Naruto no CN só não tem mais audiencia que BEN 10. E o que falar de Bleach quando estreou no Animax? Mesmo o canal desistindo de investir em animes, Bleach ainda assim era um dos mais assistidos pelos assinantes junto com Death Note, outro anime popularizado pelos fans da internet.

  15. Cristian disse:

    agora é a hora de incentivar a pirataria? kkkkkkkkk
    decidam logo rsrs

  16. Demorou um pouco para eles perceberem que conseguir animes de forma ilegal não é de tudo ruim para eles. E realmente faz muito sentido. Se várias pessoas assistem a um anime e falam que ele é bom, outras pessoas vão passar a querer ver também. E muitas delas podem optar por DVD’s.
    Espero que esse seja um passo a favor dos fansubbers.

  17. Lucas disse:

    Existe algum canal de animes atualmente no Brasil, quero assistir animes legalmente.

  18. Robotmonster disse:

    O tosco disso tudo, é que a internet ajuda na divulgação e incentiva o mercado, mais… que mercado?

    Sailor Moon e Cavaleiros? lol. Pelo menos com os animes da TV paga funcionou.

    Porque a ideia é boa, mais precisamos de outros animes tambem, cabe as empresas investir e criar coragem pra arriscar, não ficar se filiando a blogs de puxa sacos e outros sites, pra quando algo não der certo por causa de dublagem escrota ou DVD mal editado, culpar a pirataria.

  19. Jonas disse:

    Quem vai perder seu tempo baixando desenho japonês pela internet?, aff.

    • Robotmonster disse:

      Dont Feed the troll.

    • Alisson disse:

      Até onde eu sei 99% dos acessantes desse site.

      • Jonas disse:

        é totalmente perda de tempo, tem bons livros e filmes muito melhores, não sei o que o pessoal mais velho tem na cabeça.

        parece que ao invez de evoluir assiste desenhos com qualidade mais duvidosa do que os do cartoon e nick.

        • Robotmonster disse:

          Esta no site errado pra discutir sobre livros, são poucos os otakus que gostam de ler. E nem todos os animes são idiotas.

        • alexHarima10 disse:

          rapaz você não tem noção do quanto animes evoluem a mente em conjunto com a criatividade.

        • alexHarima10 disse:

          o mangaka(para vc qe ñ sabe é o “desenhista”) da duro para fazer toda uma história e desenhar toda ela numa especie de gibi, oque agente chama de mangáa, que é totalmente diferente para quem lê(ai se tu gosta de ler então compre um mangáa).

          99.89% dos anime veem de mangáa escrito por pessoas que deram anos de suas vidas botando sua criatividade a prova, em forma de mangáa, nos passando um pouco desta criatividade e mais alguns anos ate uma empresa q se interesse em serializar o mangáa o chamar e vira oque chamamos de anime mas nem todos fazem tanto sucesso quanto o mangáa. gosto não se descute pequeno garfanhoto.

  20. Leonardo disse:

    Cara, mas q coisa doida noticia chocante XD o mundo de hj ta cd vez mais doido mas a pirataria pra mim sempre será uma coisa boa, pois querem vender td caro a pirataria ajuda isso sim.

  21. Roberto disse:

    Ainda bem que temos como baixar os animes, depender da tv não da. NÃO MESMO!

    • alexHarima10 disse:

      é verdade. alem de elas terem terror de anime por não saberem conduzir o material, ainda cagam com tudo. e sem falar nas licensiadoras que se dizem expert no assunto, mas acabam fazendo pior doq as emissoras.

  22. AlexHarima10 disse:

    pow comecei a me apaixonar pelo japão atravez de animes o consulado e os ministerios do japão tenque se basear nessa area para atrair mais brasileiros ao japão e assim gerarão bihões de dolares.

  23. superd7br disse:

    Não vou negar que foi graças ao youtube que consegui assistir a clássicos da animação japonesa inacessíveis no BR como Mazinger Z, Attack No.1 e muitos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.