Japão e China estabelecem acordo para produção e transmissão de animes

MAPPA / Divulgação

Durante uma reunião diplomática realizada no final de 2024 (mais especificamente no dia 25 de dezembro), ministros de assuntos internos da China e do Japão formalizaram 10 acordos com a finalidade de fortalecer e estreitar relações internacionais entre os dois países. Em meio a eles, alguns envolvem a produção e circulação de obras audiovisuais, tais como animes (via Anime Corner).

De acordo com as informações divulgadas, um dos maiores benefícios econômicos que o Japão obterá através de uma dessas propostas será a liberação da maioria das restrições legais sobre a entrada de produções estrangeiras em território chinês, levando a uma possível redução de atividades que envolvem a pirataria de conteúdos na região, uma vez que haverá mais programas japoneses como animes, filmes e documentários disponíveis de forma oficial.

Além de uma maior difusão de suas produções na China, o Japão também tem a expectativa de acesso direto à mão de obra chinesa, o que irá possibilitar não só um aumento na quantidade de animes produzidos como também potenciais melhorias na qualidade do material entregue ao público, além das médias salariais de trabalhadores envolvidos com a indústria, visto que a China é considerada pelos nipônicos como um dos mercados de anime mais lucrativos a nível global.

Porém, uma das possíveis adversidades que podem se impor ao “sonho” empresarial nipônico pode estar no órgão conhecido como NRTA (National Radio and Television Administration ou “Administração Nacional de Rádio e Televisão”), órgão governamental chinês que regulamenta de forma rigorosa todas as mídias no país, e que chega a levar até 50 dias para analisar e aprovar a circulação de produções dentro da China, muitas vezes reivindicando censuras e revisões do que pode ou não ser transmitido antes de liberações.

Não foram reveladas informações sobre se as propostas valerão apenas para projetos específicos com participação do governo da China ou para qualquer conteúdo de origem japonesa.