Japão continuará com seu projeto de incentivo a filmagens internacionais em seu país

O programa de incentivo a filmagens de produções internacionais no Japão estará recebendo melhorias em 2026, segundo informou a Organização de Promoção da Indústria Visual (VIPO) e a Comissão de Cinema do Japão. O projeto será atualizado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI). (via: Deadline).
Entre as mudanças, temos a introdução de subsídios plurianuais. As produções terão maior flexibilidade para relatar despesas, o que diminui a rigidez do sistema de cronograma. Anteriormente, um projeto com duração de um ano apenas poderia deduzir despesas assumidas durante o ano fiscal japonês, mas este novo sistema permite que os custos se estendam por até dois anos.
Destinado a projetos internacionais de cinema e televisão de grande escala, o programa foi criado em 2023 e oferece um reembolso em dinheiro de até 50% dos custos ocasionados durante a produção e pós-produção realizados no país nipônico.
Entre alguns títulos que foram agraciados com esta iniciativa, incluem o recente Coração de Lutador – estrelado por Dwayne Johnson. Também pode-se citar a série em live-action Drops of God, parceria franco-japonesa exibida no Apple TV+.
Notícias relacionadas
Análise: Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles – A “fantasia final” para revender um clássico?
Nova versão traz boas mudanças, mas deixa de lado o que a faria ainda melhor
Relatório aponta aumento de falências e fechamentos entre estúdios de anime no Japão em 2025
Oito estúdios de anime encerraram atividades em 2025 devido a dificuldades financeiras

