Divulgado anualmente, o mais recente relatório da The Association of Japanese Animations (via CBM), revelou que a indústria dos animes observou um forte crescimento no ano de 2023, impulsionado pelo crescimento do consumo no mercado internacional.
O relatório observa que após o período da pandemia de Covid-19, a partir de 2021, a indústria observou um notório crescimento, sendo o “fator primário” o mercado internacional, em que já ocupa metade de todos os lucros com licenciamentos para os mais diversos segmentos, como cinema e streaming.
Outro grande avanço para o Japão no que diz respeito aos animes está na forma como o mundo passou a consumir animações desde o período pandêmico, onde produções de referência do mercado, como Disney e Pixar, não se mostram mais imponentes como antes. O documento aponta o desempenho espetacular de filmes como Super Mario Bros, O Menino e a Garça, Dragon Ball Super: Super Hero e Jujutsu Kaisen 0, que quebraram recordes de bilheteria pelo mundo, são amostras que o público está buscando cada vez mais por produções alternativas ao que Hollywood costumava entregar, ajudando no reconhecimento e consolidação da indústria de animações japonesas.
Por fim, o relatório destaca que o montante vindo do mercado internacional atingiu 1,5 trilhão de ienes, que inclui merchandising, entretenimento, streaming, filme e outros aspectos da produção, com crescimento em conjunto.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.