Hunter X Hunter: gangue russa causa caos na Ucrânia usando símbolos inspirados na série

Reprodução

De acordo com informações obtidas pela divisão europeia da CNN, autoridades ucranianas acusaram na última quinta-feira (2) a Rússia de difundir no território do país gangues compostas em sua maioria por adolescentes, que tem andado por ambientes da capital Kiev espalhando o caos e aterrorizando habitantes nativos.

Segundo o que foi apurado, o principal grupo de delinquentes é conhecido como “Redan PMC” ou simplesmente “Redan” e tem parte de seu nome inspirado na organização fictícia Gen’ei Ryodan do mangá Hunter X Hunter, usando inclusive como símbolo em suas vestimentas e até em tatuagens no corpo o desenho de uma aranha com o número 4 similar ao do grupo de personagens da obra de Yoshihiro Togashi.

Indivíduos ligados ao Redan estariam agredindo pessoas com motivações xenofóbicas dentro de metrôs e shoppings, e tem se reunido para atividades criminosas através do aplicativo de mensagens Telegram. Ações da quadrilha também foram registradas em diferentes cidades da Ucrânia como Lviv, Kharkiv e Dnipro através das redes sociais. Nesta última, um suposto líder do bando de 16 anos foi detido e preso. Aproximadamente 30 encontros foram rastreados pela polícia da Ucrânia nas mais diversas regiões e localidades do país.

Autoridades russas informaram que já reconhecem a algum tempo a existência e a influência da quadrilha entre os jovens, tendo registrado a detenção em Moscou de mais de 350 pessoas ligadas ao Redan sendo 319 delas indivíduos menores de idade, no entanto, negam a sua relação com o grupo o qual o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, referiu-se como “pseudo-subcultura que não faz nada de bom pela juventude”.