HBO Max remove diversas produções do catálogo brasileiro

HBO Max / Reprodução

E não foi nessa semana que ficamos sem uma polêmica da HBO Max. O serviço de streaming, cujo encerramento foi anunciado para investidores na semana passada, segue removendo conteúdo sem nenhum aviso para os consumidores. Segundo divulgado pelo Deadline, nessa quarta-feira (17), foram removidos 36 títulos da plataforma – sendo que vários desses filmes e séries eram produtos originais HBO Max.

Embora em um primeiro momento a debandada de conteúdo tenha atingido apenas o catálogo internacional, o catálogo brasileiro também foi afetado (ainda que em menor medida). Confira alguns dos títulos removidos da HBO Max:

  • Aquaman: Rei de Atlântida: A Trilogia Animada;
  • Elliott, O Terráqueo;
  • Mao Mao: Heróis De Coração Puro;
  • Ok, K.O.! Vamos Ser Heróis;
  • Os Fungos;
  • Poderosas Magiespadas;
  • Tigue E Lupa: Os Detetives;
  • Trem Infinito;
  • Yabba-Dabba Dinossauros.

Mas a polêmica não acaba aí, porque essa não foi uma decisão que desagradou apenas os fãs. Diversos criadores também ficaram descontentes e se manifestaram a respeito da completa remoção de suas obras da HBO Max.

Stephen Neary, criador da animação Os Fungos, falou sobre isso em uma thread no Twitter. Segundo o artista, “foi prometido (pela HBO Max) que o programa iria ao ar no Cartoon Network, o que geraria visualizações para o HBO Max, mas logo após o lançamento, o programa foi retirado do ar sem aviso prévio. […] O fato de que programas mais conhecidos estão sendo retirados também deixa claro que essas são decisões desinformadas e baseadas em dinheiro”.

Já Owen Dennis, criador de Trem Infinito, fez uma crítica ainda mais ousada, alterando sua descrição do perfil no Twitter para “Criador de Trem Infinito, uma série que foi removida da HBO Max e que agora só pode ser pirateada”.

Em comunicado à imprensa internacional, a plataforma declarou que “à medida em que trabalhamos para reunir nossos catálogos de conteúdo em uma plataforma, faremos alterações na oferta de conteúdo disponível na HBO Max e no Discovery+. Isso incluirá a remoção de alguns conteúdos de ambas as plataformas”.

Levando em conta que o novo serviço de streaming que unificará a HBO Max e o Discovery+ só chegará ao Brasil em setembro de 2023, temos um grande caminho pela frente até termos acesso legal a esses conteúdos novamente.