HBO Max: diretor de marketing oferece uma nova razão para o rebrand

Max / Divulgação

O HBO Max irá mudar de nome neste ano de 2024 para Max no Brasil e restante da América Latina. O rebrand já ocorreu em maio do ano passado nos Estados Unidos e, na época, foi dito que a mudança estaria ocorrendo para abranger um conteúdo para toda a família.

Agora, em entrevista para The Wall Street Journal, o diretor de marketing da plataforma – Patrizio Spagnoletto – comentou que “matar” o nome HBO era algo necessário para que o serviço pudesse ter uma gama maior de conteúdo.

“HBO é uma marca icônica que representa conteúdo de qualidade premium, com histórias de renome mundial, de ‘Os Sopranos’ a ‘A Casa do Dragão’. A importância dessa marca serviu muito bem quando a empresa lançou o HBO Max. A decisão, na verdade, tornou-se bastante simples. Você mata ‘HBO Max’ ou mata ‘HBO’? Porque você não pode ter os dois. Você não pode ter ‘HBO’ no nome e depois colocar essa biblioteca incrivelmente variada sob ele e esperar que os consumidores tenham a mesma visão da marca”.

Ao ser questionado se a HBO permanece na nova conjuntura apenas como uma das marcas, ele utiliza uma analogia de mosaicos para afirmar a suposição, mas ressaltar que ela não é a única marca ali presente:

“A analogia que gosto de usar é a de um mosaico. Um mosaico produziu muitos ladrilhos que, juntos, têm esta imagem maior. O novo mosaico é o Max. Abaixo disso, um dos grandes blocos é a HBO, mas não é o único. Tivemos que abrir espaço para os cinemas da Warner Bros., os programas do Discovery, as notícias e os esportes”.

Patrizio ainda diz que, no momento atual, a TV linear tende a diminuir ainda mais e que mais plataformas surgirão com o tempo. Ele analisa que as pessoas manterão dois ou três serviços e quer que o Max esteja nesta lista.

“A TV Linear (tarifa de TV tradicional transmitida via cabo ou satélite) está caindo. E à medida que diminui, há cada vez mais serviços de assinatura. Estamos chegando a um ponto em que provavelmente haverão muitos. Os consumidores estão começando a escolher talvez dois ou três para manter e, em seguida, um punhado para entrar e sair. Os dois ou três que eles mantêm baseiam-se em: “Até que ponto este serviço atende às minhas necessidades?”

Quando lançamos o Max, toda a nossa campanha estava centrada na premissa de que existem muitas versões de você. E o que queremos dizer com isso é que às vezes você quer se inclinar e assistir ‘The White Lotus’ e realmente se deixar absorver pelo conteúdo. Às vezes você só quer relaxar e assistir ao seu reality show favorito”.

Segundo a operadora costariquenha Tigo, o serviço de streaming irá alterar seu nome para Max no mês de fevereiro em toda a América Latina.