Harry Potter: John Lithgow diz que atitude da autora não interferiu em sua aceitação no papel

Diamond Films / Divulgação

Todos sabemos que os posicionamentos da autora dos livros de Harry Potter, em relação a comunidade trans, são vergonhosos e cheios de palavras odiosas. Inclusive, com nomes como Pedro Pascal; David Tennant e o elenco principal dos filmes da franquia tecendo comentários contra estas falas.

Porém, isso parece não ter sido um fator muito relevante para John Lithgow, que viverá Dumbledore na futura série da HBO. Em uma conversa com o The Times UK, via Deadline, o ator diz não ver isso como algo que venha a refletir no programa.

Pensei: por que isso é um fator? Será que J.K. Rowling absorveu isso? Acho que em algum momento vou conhecê-la e estou curioso para conversar com ela“.

Quando perguntado se as críticas o fizeram repensar o papel, ele respondeu: “Oh, céus, não“. O veterano ainda disse que o momento mais emblemático foi quando uma grande amiga sua, mãe de uma filha trans, o enviou um artigo intitulado: “Uma carta aberta a John Lithgow: por favor, afaste-se de Harry Potter”.

John ressaltou que não se deixou levar pelas críticas e atribuiu o peso do papel e a importância do mesmo para a aceitação. Ele acredita que viver o professor Alvo Dumbledore será sua grande despedida do mundo da atuação:

Claro, foi uma decisão importante, porque provavelmente será o último papel importante que interpretarei. É um compromisso de oito anos, então eu estava pensando na mortalidade e que este é um ótimo papel de encerramento“.

Vale lembrar que o presidente da HBO, Casey Bloys, confirmou que a autora será uma das produtoras executivas da série e minimizou as falas transfóbicas da mesma. Ele atribuiu toda a controvérsia a algo online e que não iriam se aprofundar nisso, pretendendo manter o foco na tela e na história de Harry Potter.

Harry Potter estreia em breve na HBO e Max.