Greve dos Roteiristas: paralisação chega ao fim

Reprodução.

O sindicato representante dos roteiristas de Hollywood (WGA) e a AMPTP, entidade que reúne estúdios e plataformas de streaming, chegaram a um acordo nesta terça-feira (26), após quase cinco meses de paralisação.

Foi divulgado ainda que a votação de ratificação está programada para ocorrer entre os dias 2 e 9 de outubro. Reuniões com membros responsáveis serão realizadas ao longo desta semana, para detalhar o conteúdo do contrato. Com o forte apoio do comitê de negociação da WGA, a expectativa é que o acordo seja ratificado sem obstáculos por seus componentes.

A decisão unânime de encerrar a greve surge apenas dois dias após os escritores e os estúdios de Hollywood fecharem com sucesso as negociações para um novo contrato de três anos. As partes interessadas conseguiram chegar a um acordo em pontos importantes, como o uso da inteligência artificial no processo criativo, royalties provenientes das plataformas de streaming e requisitos mínimos de contratação para as equipes de roteiristas.

A decisão da Writers Guild of America  de suspender a ordem de greve marca o fim da paralisação em vigor até o último domingo, quando a WGA instruiu seus membros a apoiarem os atores paralisados

Vale ressaltar que o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA) continua em paralisação, enquanto espera por sua vez de retornar à mesa de negociações após 75 dias de greve.