Greve dos Atores poderá atrasar lançamento de produções animadas

Disney/Pixar/Divulgação

Com o inicio da Greve dos Atores, os efeitos de sua realização estão se espalhando por Hollywood e poderá afetar os próximos lançamentos no mundo das animações, incluindo filmes e séries, via The Wrap.

Os artistas e roteiristas das animações possuem o seu próprio sindicato, chamado Animation Guild, com um contrato vigente até meados de 2024 com os estúdios. No entanto, os dubladores fazem parte da SAG-AFTRA e, portanto, também estão em greve.

A incapacidade dos atores representará complicações para os projetos que tem lançamento para o final deste ano e no próximo. Pois isso irá dificultar no processo onde normalmente os atores gravam e regravam os seus diálogos quase até o momento de lançamento do longa. Nos atuais filmes de CGI, as vozes são um dos primeiros itens a serem finalizados, antes que a animação passe pelo processo de fundo e efeitos. Os animadores poderiam reajustar este processo para acomodar na nova realidade, mas isso pode resultar em algo caro.

No momento, o filme mais seguro é As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, mas Wish (Disney) e Patos! (Illumination), ainda precisam de alguns ajustes. No entanto, acredita-se que não ocorrerão problemas que façam os longas serem adiados. O mesmo ocorre com a sequência de A Fuga das Galinhas (Netflix).

Porém, os filmes a seguir correm risco de serem afetados negativamente pela greve, tais como Elio (Pixar) – com lançamento previsto para março de 2024 – e Divertida Mente 2 (Pixar), também previsto para 2024. Outros títulos incluem: Kung Fu Panda 4 (DreamWorks); Homem-Aranha: Além do Aranhaverso (Sony Pictures); Ultraman (Netflix) e Mufasa (Disney), um spin-off fotorrealista assim como O Rei Leão (2019).

A greve também afetará o novo trabalho de Hayao Miyazaki – How Do You Live? – nos Estados Unidos, já que será exibido apenas com legendas, sem a realização de uma dublagem. Isso não afetará sua possível participação nas premiações, mas com certeza poderá prejudicar as bilheterias, tendo em vista que o público do país não simpatiza com produções legendadas.

Para além dos filmes, as séries animadas como Os Simpsons; Big Mouth; Os Jovens Titãs em Ação e Bob Esponja também poderão ter sua produção e estreia de novos episódios sendo temporariamente interrompidos. Como os artistas da animação possuem uma vinculação diferente, eles podem tentar seguir com os profissionais que possuem realizando as vozes, contudo, será algo complicado para lidar.