Greve dos Atores: paralisação do sindicato já é considerada uma realidade (AT)

Reprodução.

As negociações entre o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e o grupo que representa os grandes estúdios de cinema e TV (AMPTP) terminaram sem uma solução entre ambas as partes. O período de discussões havia sido prorrogado até esta quinta-feira (13), mas terminaram sem um acordo e a greve da categoria já está sendo tratada como uma realidade. (via: Variety)

Fran Drescher, atriz conhecida por seu papel como protagonista na comédia The Nanny, é  a presidente do SAGAFTRA e comentou que a resposta do AMPTP foi insultante. Eles teriam desrespeitosos com as exigências da comunidade de atores:

O SAG-AFTRA negociou de boa fé. Estávamos ansiosos para chegar a um acordo que atendesse suficientemente as necessidades dos atores, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes que trouxemos à mesa foram insultantes e desrespeitosas à nossa contribuição massiva para esta indústria. Os estúdios se recusaram a abordar significativamente alguns tópicos, e em outros apenas bloquearam nossas propostas. Até que eles estejam prontos para negociar de boa fé, não podemos nem começar a pensar em um acordo”.

Enquanto isso, a equipe dos estúdios sinalizou que ofereceram oportunidades generosas, mas que o sindicato optou por não aceitar e, supostamente, encerraram de forma abrupta as negociações:

Esta é uma escolha do SAG, e não nossa. Fazendo isso, o sindicato rejeitou as propostas históricas que trouxemos para a mesa, incluindo aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias, ampliação dos planos de saúde oferecidos pelos estúdios, proteções para atores no processo de escalação, diminuição dos períodos de contrato para séries de TV, além de um regulamento ousado sobre o uso da inteligência artificial para reproduzir a aparência dos intérpretes”.

Ainda sinalizaram que esta atitude só irá prejudicar as negociações e comentaram sobre os demais trabalhadores da indústria que dependem dos empregos para sustentarem as famílias.

Ao invés de continuar as negociações a partir desse ponto, o SAG-AFTRA nos colocou em um caminho que só vai aumentar as dificuldades financeiras de milhares de pessoas que necessitam da nossa indústria para colocar comida na mesa”.

Mais informações em breve.

ATUALIZAÇÃO:

A greve foi confirmada oficialmente por tempo indeterminado. Os atores e atrizes que são filiados ao sindicato não poderão participar de gravações ou projetos promocionais de séries e filmes.