Governo japonês planeja criação de museu para a cultura otaku

Reprodução.

Reprodução.

Autoridades ligadas diretamente ao Governo do Japão estão planejando a criação de um Centro nacional de mangás, jogos e animes para abertura em 2020, mais precisamente antes das Olimpíadas de Tóquio, que acontecerão no mesmo ano, como forma de uma maior mostra desta cultura para os turistas e, posteriormente, aos cidadãos. A informação é do The Japan News.

O projeto está ligado diretamente ao Cool Japan, responsável por levar influências culturais ou ideológicas japonesas para destaque, em níveis antes inimagináveis.

O museu terá um acervo respeitoso em colecionáveis de mangá, títulos em animes e jogos. O espaço também sediará eventos e será uma “porta” para o recolhimento de algumas informações, fundamentais para o seu aprimoramento e o de projetos paralelos específicos.

O custo está estimado em 10 bilhões de ienes (cerca de US$ 100 milhões), diminuindo alguns gastos com apoio de iniciativas privadas. Um comitê específico para o assunto será levado para discussão em 2017.

O Japão já conta com um centro similar desde 2006, localizado na cidade de Kyoto, apesar deste não contar com um acervo tão vasto de coleções em mangá.