Governo Federal implementa a TV 3.0 no Brasil com início das transmissões previsto para 2026

ilustrativa
Reprodução.

Na última quarta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta a TV 3.0 (DTV+) no Brasil, com previsão de início das transmissões em algumas capitais a partir de 2026. Desenvolvida pelo Fórum SBTVD em parceria com o Ministério das Comunicações, universidades e representantes da radiodifusão, a DTV+ representa um avanço tecnológico para a TV aberta e gratuita no país. (via: Gov.br)

A nova geração de TV digital oferece qualidade de imagem em 4K e 8K, áudio imersivo, interatividade em tempo real, integração com aplicativos e internet, publicidade segmentada e recursos avançados de acessibilidade, além de permitir o acesso em diferentes dispositivos e conteúdos sob demanda, mesmo em residências sem conexão à internet.

A transição será gradual, com período de convivência entre a TV digital atual e a nova tecnologia, e os usuários poderão adaptar seus aparelhos usando conversores. De acordo com o Fórum SBTVD, a DTV+ posiciona o Brasil entre os líderes mundiais em radiodifusão aberta, unindo inovação, inclusão, gratuidade e maior interação com o público, mantendo a tradição da TV aberta enquanto avança para a economia digital.

Em 2026, uma nova edição da Copa do Mundo da FIFA poderá ser o mediador definitivo de acesso e inclusão da DTV+ com os consumidores brasileiros, a medida em que é esperada interação imediata correspondente e perfil qualificado de publicidade.