Governo dos EUA quer anular compra da Time Warner pela AT&T

Reprodução.

A compra do conglomerado Time Warner pela AT&T, que já enfrentou inúmeros empecilhos tanto no Brasil como nos EUA, se esbarra em um novo problema, o pedido de anulação da compra por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, via O Globo.

O órgão do Governo dos Estados Unidos abriu uma ação na segunda-feira (20) pedindo a anulação da compra. A time Warner é proprietária de empresas como o estúdio Warner Bros, a HBO, CNN e Turner. Já a AT&T e uma operadora e provedora de TV a cabo. O negócio está estimado em aproximadamente US$ 85 bilhões.

Para o Departamento de Justiça americano, a AT&T poderia se aproveitar da programação popular da Time Warner para causar danos à concorrência, além de limitar a oferta de conteúdo e resultar em preços mais altos para o consumidor final. Por fim, destaca que o movimento viola leis constitucionais do país.

A solicitação para anular a compra pelo Departamento de Justiça é vista como um empasse político, uma vez que o presidente americano, Donald Trump, vem comprando discussões públicas com a rede CNN. Para David McAtee, VP sênior da AT&T, a ação é inexplicável, uma vez que fusões deste tipo são realizadas corriqueiramente, e que não vê razão legítima para a da Warner ser tratada diferente.

A solução definitiva sob compra ou não deverá sair somente em 2018.