O Gloob, novo canal infantil da Globosat, fez sua estreia nesta última sexta-feira e, junto com ele, começaram a surgir as primeiras impressões do público. Curiosamente, o canal parece ter chamado mais atenção dos adultos do que das crianças, e os relatos de pessoas na faixa dos 20 aos 40 anos a respeito da programação estão por toda rede.
Desenhos clássicos, o fato de ser um novo canal infantil, e ainda por cima nacional, foram apenas alguns dos elementos que fizeram a estreia despertar um grande interesse no público mais velho. Elogios à programação visual, a qualidade, inclusive da imagem, além do cuidado que a Globosat tem com seus canais, também renderam discussões. Muitas pessoas acreditam que o canal conseguiu ser infinitamente superior à concorrência estrangeira nos requisitos citados acima.
Outro fator interessante é que, mesmo sendo novato, ele já conta com diversas cotas de patrocínio, coisa rara na TV por assinatura para os recém-lançados, pois o caminho mais comum neste caso é esperar meses ou anos para que a publicidade comece a aparecer. Animax (atual Sony Spin), Boomerang, Tooncast, entre outros são apenas alguns dos exemplos de canais que não apresentavam comerciais, e dos casos citados, o Tooncast parece ser o único sem comerciais, o que provavelmente deva-se a sua baixa distribuição.
Enquanto isso, o Gloob quer realmente se expandir e enfrentar a concorrência. Em entrevista ao site Adnews, o diretor do canal, Paulo Marinho, já vê o Cartoon Network como um rival direto. Segundo ele, vencê-lo será um desafio a longo prazo. “Para competir em condições de igualdade, precisamos ter a mesma base de assinantes. Nesse momento, queremos estabelecer uma identidade própria e consistente, e criar uma audiência engajada e identificada com o Gloob”, comenta.
Questionado sobre a falta de programação infantil na TV aberta, Marinho comenta que hoje em dia, a TV por assinatura praticamente absorveu o público infantil das emissoras, graças a grande oferta de opções. A missão da TV aberta é “falar com um público mais amplo e atingir grandes massas de telespectadores. Enquanto a TV paga trabalha mais com a segmentação, com canais divididos por temas ou público-alvo mais específicos. Portanto, os infantis, com a capacidade de programar exclusivamente para as crianças, passaram a absorver essa audiência”, comenta.
Atualmente o Gloob está disponível em praticamente todas as operadoras de TV por assinatura, e um detalhe interessante é que, a princípio, o alvo do canal tenha mudado do Discovery Kids para superar o Cartoon Network, algo que não é impossível, mas para tanto, ajustes e mudanças em sua programação são imprescindíveis. Como ainda é cedo para especular qualquer coisa, resta esperar pelos índices de audiência dos próximos meses para ver se já houve algum avanço. Quanto mais competição, melhor para o telespectador, que só tem a ganhar com tudo isso.
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