Get Schooled: adaptação da Netflix sofre resistência dos professores sul-coreanos

Naver Webtoon / Divulgação

O webtoon Get Schooled será adaptado como uma série em live-action pela Netflix, todavia, o Sindicato Coreano de Professores e Trabalhadores de Educação (KTU) é contra esta produção e se opuseram publicamente contra o desenvolvimento da mesma. (via: Anime News Network).

O grupo pede o cancelamento da adaptação, por conta da violência e da visão deturpada sobre o sistema educacional do país. No último dia 20 de maio, a organização emitiu um comunicado criticando a webtoon original por uma “representação sensacionalista do conflito entre alunos, pais e professores”, além de retratar os docentes como sendo incompetentes e passivos. Confira um trecho:

O problema de adaptar Get Schooled para um drama é que isso legitima a violência ao retratar um personagem apoiado pelo governo que agride alunos sob o pretexto de proteger os direitos dos professores. Isso não só enfraquece a confiança na resolução democrática de conflitos nas escolas, como também distorce os esforços para construir um ambiente educacional favorável aos direitos humanos e restaurar a educação pública“.

Get Schooled é serializado desde novembro de 2020 pela Naver Webtoon e traz como protagonista Hwa-jin Na, um agente do Departamento de Proteção aos Professores do Ministério da Educação que resolve restaurar a ordem nas escolas após a aprovação de uma lei que proíbe castigos corporais. A obra é escrita por Yong-taek Chae e desenhada por Ga-ram Han.

A série da Netflix tem direção de Jong-chan Hong (Mr. Plankton), com roteiro escrito por Nam-kyu Lee (The Light in Your Eyes). O diretor, inclusive, diz entender a preocupação dos educadores mas reforça que esta adaptação será abordada com maior sensibilidade e cuidado.

Get Schooled tem previsão de estreia para 2026 na Netflix.