Frankenstein de Guillermo del Toro não será uma metáfora contra IA

Netflix / Divulgação

Guillermo del Toro está participando do Festival de Cinema de Veneza, na Itália, e realizou algumas declarações sobre seu novo filme Frankenstein – que será transmitido pela Netflix. Em uma coletiva de imprensa, o cineasta revelou que o projeto não é uma crítica ao uso de Inteligência Artificial, brincando não temer o artifício e sim à estupidez natural. (via: Variety).

Não se trata de uma metáfora para isso. Vivemos em uma época de terror e intimidação, certamente. E não há tarefa mais urgente do que permanecer, em uma época em que tudo caminha para uma compreensão bipolar da nossa humanidade. O filme tenta mostrar personagens imperfeitos e o direito que temos de permanecer imperfeitos, e o direito que temos de nos entendermos nas circunstâncias mais opressivas. Não tenho medo de inteligência artificial. Tenho medo da estupidez natural“.

O longa é uma adaptação do livro escrito por Mary Shelley, sendo estrelado por Oscar Isaac (Cavaleiro da Lua); Jacob Elordi (Saltburn) e Mia Goht (Pearl). A visão de Del Toro para este filme não será um terror básico e esperado para o personagem, mas um drama familiar dividido em camadas.

Sobre o lançamento nos cinemas – que ficará em cartaz por tempo limitado – e a disponibilidade na Netflix, Guillermo não se incomoda. Como está há muito tempo na indústria, ele sabe que o cinema é instável e não há como prever a reação do público e usou como exemplo seu filme de 2021: O Beco do Pesadelo.

Você nunca sabe o que vai acontecer. Fomos lançados ao lado de ‘Homem-Aranha (Sem Volta para Casa)’ e ‘Ômicron’, a variação da COVID. Duramos muito pouco. Então, nunca se sabe o que é acessível. O que eu sei é que, para alcançar mais de 300 milhões de espectadores (na Netflix), você aproveita a oportunidade e o desafio de fazer um filme que evoque esse cinema, e então você fornece cinemas no início. Isso é, para mim, uma experiência muito criativa“.

Frankenstein de Guillermo del Toro será lançado nos cinemas brasileiros dia 23 de outubro e chegará ao catálogo da Netflix em 7 de novembro.