Final Fantasy: Square Enix pode estar considerando remover numeração dos títulos de futuros jogos

Square Enix / Divulgação

Em recente entrevista dada ao site britânico GQ, o produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, comentou sobre a possibilidade de que os próximos jogos da franquia não acrescentem uma numeração ao seu título aos moldes de todos os principais jogos da série lançados ao longo de 35 anos de existência.

Ao ser questionado sobre o assunto, Yoshida falou sobre a dificuldade que é para o departamento de marketing da Square transmitir a ideia nas ações de divulgação de que não é preciso jogar todos os jogos numerados anteriores para adquirir e aproveitar o próximo título caso ele seja o primeiro contato de muitos jogadores com Final Fantasy, e chegou também a dizer que não estranharia se para muitos os números em cada título soassem como a numeração de volumes de uma história em quadrinhos, onde seria preciso ler tudo desde o início para compreender o que irá acontecer a partir de agora com o mais novo lançamento.

Nas palavras de Yoshida, o mesmo chegou a afirmar que: “Em verdade, isso é algo que eu já cheguei a conversar a respeito com meus superiores. […] Por exemplo, você tem Final Fantasy 14 (XIV) e aí um novo jogador chega e pensa: ‘Espere um pouco, por que eu tenho que jogar Final Fantasy 14 se chegou o 16?’ Porque não o chamamos apenas de Final Fantasy Online. Era só eliminar o número de uma vez e isso se tornaria mais fácil de compreender. Se o Final Fantasy 17 ou o Final Fantasy 18 contará com um número no título ou não, isso só vai depender de quem vai ficar encarregado de desenvolver esses jogos e da marca, e problema apenas deles, não nosso!”

Final Fantasy XVI será lançado no dia 22 de junho com exclusividade temporária para o Playstation 5 e sem datas previstas até o momento para outras plataformas.