Final Fantasy: produtor comenta sobre as dificuldades da franquia nas atuais gerações de consoles

Square Enix / Divulgação

Em entrevista dada ao portal Inverse, o produtor Naoki Yoshida, também conhecido pelo codinome “Yoshi-P”, comentou sobre a atual situação em que a franquia Final Fantasy tem se encontrado nas recentes gerações de consoles ao conversar sobre as expectativas para o 16º capítulo da série.

De acordo com Yoshida, a saga de JRPGs tem atravessado um momento considerado delicado em sua consolidada história, onde ao invés de ditar as tendências confortavelmente na indústria como em décadas anteriores, tem lutado para se manter relevante no atual mercado de jogos eletrônicos, de modo que inúmeras mudanças realizadas no planejamento da próxima produção já foram feitas visando atrair uma nova geração de jogadores.

“Acredito que a série atualmente está diante de turbulências. Estamos agora em um ponto em que recebemos uma enorme variedade de solicitações sobre a direção que devemos conduzir o design de nosso jogo. Para ser bem honesto, seria impossível satisfazer todos esses pedidos em um único título. A minha impressão hoje é que tudo que podemos realmente fazer é criar o máximo de jogos que pudermos e dar o melhor que está ao nosso alcance em cada um deles.” afirmou Yoshi-P, que atua na Square Enix desde 1993.

Contudo, o produtor também tranquilizou fãs de longa data da franquia ao declarar ainda compreender que o que faz Final Fantasy ser o que é para o seu público seriam jogos que trazem histórias profundas acompanhadas de um game design rico e trilhas sonoras grandiosas.

Final Fantasy XVI chega ao Playstation 5 em 2023 ainda sem uma data definida e sem previsão para lançamento em outras plataformas.