Evangelion: diretor de animação critica cenas de ação de animes modernos

Khara / Divulgação

Durante uma entrevista divulgada pelo site oficial de Ghost in The Shell, o diretor de animação, Kazuchika Kise, que chegou a prestar serviços participando de produções da franquia como Ghost in The Shell: Arise, resolveu dar sua opinião sobre sequências de ação presentes em animes contemporâneos.

Veterano da indústria e com um currículo que inclui a passagem por séries de TV como Made In Abyss, OVAs como Zillion: Burning Night e longas metragens como Evangelion: 1.0 You Are Not Alone, Kise dirigiu suas críticas à velocidade e a falta de impacto e riscos convincentes de ameaças à integridade física dos personagens envolvidos em cenas de confrontos nas produções mais atuais.

Nas palavras do diretor: “[…] a ação nos animes de hoje em dia é tão rápida, que eu não consigo ver o que está acontecendo. O peso de um golpe…não parece real. […] você não sente que (o personagem) vai morrer mesmo se sofrer danos. então sequer parece que irá doer. Parece que o foco está mais em retratar uma ação chamativa, e não em um embate para derrubar o oponente.”

Kise também chegou a relembrar uma cena de um de seus próprios trabalhos para endossar sua opinião e exemplificar aquilo que desejaria ver ao dizer: “Em Ghost in The Shell: Arise, Motoko se envolve em uma luta corpo a corpo que mostra seu pulso sendo esmagado e sua articulação do cotovelo sendo arrancada como resultado do atrito e da colisão de punhos. Até mesmo em uma batalha entre ciborgues cujos corpos inteiros foram transformados em próteses parece dolorosa, e há uma vivacidade que faz você querer desviar o olhar”.