Estudo mostra que público prefere esperar a estreia de filmes no streaming do que ir ao cinema

Reprodução.

Uma pesquisa sobre o comportamento dos estadunidenses em relação ao cinema e plataformas de streaming foi divulgada pelo site IndieWire. No estudo, foi observado que apenas 34% desta população prefere ir ao cinema assistir os filmes lançados, enquanto que 66% opta por esperar a estreia nas plataformas como Netflix; Max e Disney+.

Alli Brady – vice-presidente da HarrisX – que foi a empresa responsável pela pesquisa, comenta que embora o cinema ainda mantenha um público cativo, 2 entre 3 pessoas irão preferir acompanhar o longa no conforto de sua casa. Além disso, estes que preferem ficar em suas residências, assistem mais filmes do que aqueles que vão aos cinemas:

“A competição continua entre os serviços de streaming e o motor de Hollywood. Embora ainda vejamos evidências de espectadores fiéis em números recentes de bilheteria, nosso estudo mostra que 2 em cada 3 espectadores preferem transmitir filmes em casa. Apesar de isto causar alguma agitação na indústria, também significa que a procura por conteúdo só aumenta – quase metade dos consumidores afirma que assistem filmes semanalmente, mais de 7 vezes. Uma frequência maior do que aqueles que o fazem nos cinemas”.

É curioso notar este comportamento em um público como o dos Estados Unidos, e não é de se espantar que o mesmo vem ocorrendo no Brasil. Sendo que por aqui, um dos motivos são os altos preços dos ingressos em nossas salas, que fazem o brasileiro preferir acompanhar o lançamento de alguns títulos nas plataformas ou até mesmo na TV do que ir ao cinema.

É necessário repensar algumas estratégias se a indústria realmente deseja sair desta crise.