Especial Halloween: Hell Girl e o desespero dos que sofrem

Por Diego Regis em

Reprodução.

Hell Girl (Jigoku Shojo) é um anime mágico, pois ele mistura a fantasia com o sobrenatural e doses de drama psicológico em sua narrativa. Baseado no mangá escrito por Miyuki Etoo que foi publicado pela revista Nakayoshi, da editora Kodansha, a obra recebeu sua adaptação em anime produzida pelos estúdios Aniplex e Studio Deen em 2005, com 26 episódios em sua primeira temporada.

A série chegou ao Brasil no ano de 2008 através do já extinto Animax, com dublagem  realizada pelo saudoso estúdio Álamo, e com uma divulgação bastante interessante, já que até o site usado pelos personagens para invocar a Hell Girl foi lançado em português. Já pensou se algumas emissoras de TV tivessem descoberto este site? Matérias não iriam faltar para um domingo à noite.

Aniplex / Studio Deen / Divulgação

O que tinha neste site?” — Você deve estar se perguntando. Bem, o anime traz a história de Enma Ai, uma garota ou entidade, como você preferir, que reside num outro plano de existência e se encarrega de levar almas para o inferno. Para poder contratar a jovem, é necessário que a pessoa entre no site da Hell Girl, às 0h em ponto — nem um minuto a mais ou a menos —, colocar um nome e em seguida Enma Ai aparecerá para o contratante.

Mas, que nome é que se deve colocar? O nome da pessoa que você quer enviar para o inferno. Neste momento é que entra o drama psicológico, pois, o contratante, normalmente, está passando por algum problema, desde ameaças, a perseguições ou difamações… a pessoa está em seu limite, ela só deseja ter sua paz novamente, o tormento é tanto que se chega ao ponto de invocar esta garota do inferno para que o problema seja resolvido.

Aniplex / Studio Deen / Divulgação

Os episódios focam nisso, casos da semana, algum personagem surge com alguma demanda e que devido a pressão sucumbe ao site da Hell Girl. Após sua aparição, é explicado como será o contrato, algo bastante interessante porque Enma não engana, explica detalhadamente como tudo irá ocorrer. A pessoa cujo o nome for escrito no site irá para o inferno se assim o cliente desejar, contudo, o contratante também irá para o inferno quando morrer… E o episódio vai trabalhando este dilema, conforme o tormento da pessoa vai aumentando. Algumas vezes você torce pelo personagem não fazer isso, não finalizar o acordo, a pessoa é tão boa que não merece esse destino, mas nem sempre isso acontece.

Existem alguns momentos em que descobrimos mais sobre Enma e seu passado, e que passado, triste e melancólico; não é a toa que ela tenha se transformado neste ser, nesta criatura vingativa, já que ela própria teve o seu momento de ódio e rancor. Uma situação peculiar é que Enma não sente tristeza ou alegria em levar estas almas para o inferno, ela simplesmente o faz, é apenas um trabalho para ela e nada mais, sua expressão é sempre apática e fria.

Aniplex / Studio Deen / Divulgação

Hell Girl conquistou o público japonês e por isso ganhou mais três temporadas: Jigoku Shojo Futakomori (2006); Jigoku Shojo Mitsuganae (2008) e Hell Girl: Fourth Twilight (2017). A segunda e terceira temporada não chegaram a serem exibidas no Animax e não se encontram disponíveis em nenhum serviço de streaming, porém, a temporada de 2017 se encontra disponível na Crunchyroll, com opção de áudio original com legendas em português.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Comentários