Especial | Dica dos leitores #02

ANMTV / Divulgação

Demorou um pouco – ou talvez muito –, mas finalmente está entre nós mais um especial de dicas dos leitores, aonde todos aqueles que acompanham nossos posts, matérias e especiais, tem suas vozes escutadas e neste caso, mais uma vez, respondidas. Perguntamos na edição anterior quais animes deveriam receber um pequeno parecer sobre seus desempenhos nesta nova edição e finalmente temos o resultado. Selecionamos alguns títulos e você, caro leitor, confere agora o veredito sobre estas obras.


Code Geass

Sunrise / Divulgação

“Eu recomendaria o anime do meu Nick e foto, mas não vai ser permitido, então vai Code Geass que pra mim é simplesmente um dos melhores animes do mundo, perfeito em tudo.”

Apesar de particularmente demorar em sua narrativa para conquistar um apreço em seu início, o anime de Code Geass não tarda em deslumbrar seu público com excelentes desempenhos na qualidade de sua animação, design de personagens (e mechas) e ainda em algumas montagens de cenas contrastantes. A maneira com a qual o desenvolvimento de personagens é tecida também é um ponto muito positivo, visto o quão frequente nos vemos odiando, ou finalmente observando, participantes da trama que não significavam nada para uma narrativa política que a princípio ligeiramente genérica mas que logo se convertem em peças chaves de uma então poderosa teia de acontecimentos envolvente e repleta de batalhas estratégicas. Já sua trilha sonora, apesar de não ser algo tão memorável em suas aberturas e encerramentos, consegue ser eficaz e empolgante, principalmente nos momentos de tensão mais importantes de seus episódios. E apesar de contar com diálogos desnecessariamente rápidos e que dificultam a compreensão de uma trama tão complexa – a ponto de, particularmente, me fazer precisar voltar várias vezes pra compreender o que estava acontecendo em um episódio – a obra entrega incríveis reviravoltas e ganchos precisos na hora de finalizar cada episódio.

Apesar no alto número de personagens em cada uma de suas duas temporadas e a variedade de acontecimentos a se prestar atenção, a trama vingativa de Lelouche acaba por ser de fato um Game Of Thrones futurista dos animes que vale muito a pena conferir. E com um final bem mais satisfatório do que a obra anteriormente referenciada, devo dizer.

Orange

Reprodução

“ Com certeza Orange. Esse anime passa uma mensagem muito importante sobre amizade escolar e depressão, inclusive foi o anime que mais gostei de acompanhar na finada Loading.”

Entregando drama do início ao fim, Orange não tarda em inserir o espectador em sua trama repleta de momentos contemplativos e uma ambientação extremamente bem elaborada. A história envolvendo o grupo de amigos é muito bem tecida e dificilmente quem assiste ao anime, ou o filme (que conta mais do mesmo porém de uma outra perspectiva e tão comovente quanto a série) não se identificará com algum dos seus protagonistas. Abordando temáticas sempre muito reflexivas como o luto, arrependimento e outros dilemas da vida adulta como pano de fundo, Orange ainda apresenta diálogos bastante comoventes, que somados aos outros pontos já mencionados, fazem do anime um exemplar incrível de como um slice of life deveria ser.

Gosick

Reprodução.

“Orange, como falaram, é incrível. E Gosick, que é uma jóia escondida no tempo ❤️ Assistam Gosick!”

Intragável do início ao fim, o anime do estúdio Bones consegue em seus 24 episódios transformar o espaço e tempo de qualquer espectador em uma verdadeira sala de tortura aonde cada minuto de sua animação parece passar com a velocidade de uma fila de banco. Com uma garota de gênio extremamente irritante, que disparada ignorância gratuita do início ao fim, e um garoto passivo a tudo isso, que por estar apaixonado e ser forçado pelo roteiro do anime a ser levado a sério, mais parece um idiota sem personalidade do que qualquer outra coisa, Gosick joga seus protagonista em uma trama que os une de forma completamente superficial. A história é respingada de mistérios que surgem aleatoriamente até, muito tardiamente, se aprofundar em uma narrativa principal envolvendo um dos protagonistas e sem impacto algum.

Salva talvez apenas por sua ambientação mediana e um design de personagens minimamente interessante, Gosick se mostra com uma opção pedante, com erros de continuidade e coerência que somados a sua a qualidade de narrativa e desenvolvimento de personagens, fazem do título um verdadeiro erro.

Record Of Ragnarok

Reprodução

“Record of Ragnarok é muito bom, confia. Quem não curtiu é porque não assistiu à temporada completa, ou é sommelier de animação.”

Ragnarok certamente foi um destaque em seu período de exibição – inclusive sua segunda temporada já está quase entre nós – e assistindo tardiamente, pôde-se entender o porquê de tanto fervor. O anime entrega em sua animação uma qualidade que reverbera em cada frame de suas cenas. Cenas estas, inclusive, que mesclam com muita eficiência os trabalhos em 2D e CGI. Mas tal qual as divindades lutadoras do anime, Ragnarok está longe de ser perfeita e possui seus pontos débeis tais como diálogos cansativo e uma extrema demorar para acessar o clímax de seus episódios. Todavia sua trilha sonora – ainda que seu encerramento pareça um tema de novela mexicana – complementa muito bem a atmosfera de batalha e dissimulação característica da obra, tornando assim, estes déficits um pouco mais suportáveis. É sem dúvidas um ótimo investimento de tempo que nos envolve em muitos elementos históricos que nos instigam a saber mais sobre a história da humanidade.

Summertime Redering

Reprodução

Dica do autor

Summertime redering é o que se pode chamar de um verdadeiro achado de 2022. A obra que a princípio ninguém sabia nada sobre, visto que se trata de um título original e não uma adaptação, como geralmente são os animes, logo em seu primeiro episódio já deixa um gancho interessante para os futuros episódios que só melhoram com o decorrer da série. A obra de fato parece abraçar toda a energia caótica que trás consigo, desde a construção da narrativa aparentemente desordenada até seus arranjos distorcidos no tema de encerramento. Muito se compromete pelo caminho como algumas escolhas de roteiro, resoluções previsíveis de algumas problemáticas e escolhas de trilha sonora. No entanto, seus acertos também são pontos notáveis, como arcos de terminados personagens, mudanças de perspectiva de uma mesma situação, ambientação e até uma alteração de tema de abertura. Summertime rendering é sorrateiro e eletrizante, bem como as criaturas que nele aparecem. É o tipo de anime que você precisa assistir mais de uma vez. E acredite, você irá querer voltar pra ver.

Empolgado com as dicas ? Tem alguma que você considera válida para uma pequena análise na próxima edição ? Deixe nos comentários do post ou nas nossas redes sociais. Nos vemos na próxima edição.