Especial: por que começar a assistir Jujutsu Kaisen?

Reprodução.

Porque é um anime shounen com lutinhas e poderes. PRÓXIMA PERGUNTA!

Brincadeiras à parte, Jujutsu Kaisen é um dos animes mais populares da atualidade e vem conquistando um belo espaço entre as animações japonesas. Muitos o colocam lado a lado com ícones grandiosos como Dragon Ball Z; Naruto; My Hero Academia (que anda meio esquecido pelo fandom), entre outros.

Como dito acima, um dos pontos que podem fazer você nutrir uma vontade de acompanhar esta animação é o fato dela ser um dos famosos shounen. Animes voltados ao público masculino infanto-juvenil que possuem aventuras; amizade sendo o elo para tudo; heróis que possuem incríveis poderes e vilões mortais a cada nova temporada.

Shueisha / MAPPA / Divulgação

Entretanto, Jujutsu é um caso curioso… Sim, ele é um shounen mas – DEFINITVAMENTE – não é algo tão infanto-juvenil assim. Sua trama possui uma carga dramática forte. Não irei comentar de violência pois isso é comum em animes do gênero como Os Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo… No entanto, Jujutsu traz algumas complexidades interessantes e a forma como o seu protagonista Yuji Itadori vai se desenvolvendo não é tão leve e divertida.

Um sinal disso é que diferente de One Piece, que é exibido nas manhãs de domingo no Japão, Jujutsu Kaisen vai ao ar tarde da noite. Sua primeira temporada era exibida por volta da 1h da manhã, devido ao sucesso da obra, o seu horário foi alterado para 0h. Isso, com toda certeza, agradará aquele otaku que bate no peito para falar a famosa frase: “anime não é coisa para crianças“. Sendo que animações japonesas existem para vários públicos e podem ser tratados de forma diferente a depender do mercado em que ele é exibido, mas não é para falar disso que estou aqui.

Meu trabalho hoje é apresentar Jujutsu Kaisen e vamos para o segundo, ou terceiro, ponto que poderá lhe interessar. Ele mesmo. O cara. A lenda. O PROTAGONISTA: YUJI ITADORI! Nosso garoto de cabelo rosa que se meteu em altas confusões no melhor estilo Sessão da Tarde só porque seguiu um conselho de seu avô: ajude os outros. Sim, só por isso e nada mais. Quer mais atitude shounen do que essa?

MAPPA/Divulgação

Conhecemos o habilidoso jovem num momento delicado, seu avô está no hospital e este é o último conselho que ele lhe deu antes de falecer. Mas nem precisava, Yuji ajuda quem precisa sem nem precisarem pedir e observamos isso em muitos pontos no primeiro capítulo, a começar pelo clube que ele faz parte: clube de ocultismo. O garoto é forte, rápido e poderia se dar bem em qualquer clube de esporte, mas prefere estar junto aos seus amigos para que o grupo deles possa existir na escola.

Aliás, é graças a este clube que a aventura tem inicio. Os amigos do Itadori encontram um item amaldiçoado no colégio e decidem “brincar” com ele, sem nem saberem do perigo que estão correndo. O item em questão é um dedo, um dedo podre e nojento mas que pertenceu a um ser maligno de séculos atrás: Ryoumen Sukuna.

Curte Naruto? Black Clover? Então, este é outro ponto que poderá lhe interessar: nosso herói possui um demônio dentro dele. De quem se trata? Ryoumen Sukuna. Como isso aconteceu? O moleque comeu o dedo podre. Pois é… Por que ele comeu? Eu não vou contar tudo, vocês só precisam saber que Itadori botou o dedo para dentro e, graças a isso, ele divide o seu corpo com Sukuna que – em qualquer outra pessoa – teria tomado conta por completo e saído pelo Japão cometendo atrocidades. Mas para o seu azar, Yuji não é qualquer um e o rapaz consegue controlar a entidade. Como estamos falando da primeira temporada, saiba que ele não controla 100%, mas já é bastante coisa.

Shueisha / MAPPA / Divulgação

Graças a este feito, ele chamou a atenção da Escola Técnica Superior de Jujutsu de Tóquio, uma instituição de ensino especializada em formar feiticeiros Jujutsu. Sim, é daí que vem o nome do anime! Os feiticeiros Jujutsu são pessoas capazes de enxergar espíritos malignos e os exorcizarem para que não machuquem humanos. Por ter engolido o dedo de Sukuna e conseguir controlar o bichão dentro de sí, Itadori se torna o receptáculo do monstro e deverá comer todos os outros dedos que estão espalhados pelo mundo. Isso chamou sua atenção? Temos que admitir que o plot é muito bom.

Se até aqui eu não consegui fazer com que você, ao menos, ficasse curioso com o primeiro episódio, então terei que usar a arma secreta. Se preparem, porque só isso daqui é 90% do poder desta animação. Eu avisei…

Satoru Gojo.

MAPPA/Divulgação

Com certeza, caro leitor, você já viu algum meme; alguma imagem ou vídeo do Satoru pela internet. Ouso dizer que ele é mais popular que o próprio protagonista da série e não é para menos. Satoru Gojo é um dos professores desta escola especial, além de ser o responsável direto por Yuji. Graças a ele que o pobre menino não foi morto pelos chefões do Jujutsu, já que Gojo vê potencial no rapaz de cabelo rosado.

Por ser um dos professores e o treinador do protagonista, obviamente que ele é extremamente poderoso. Não por menos, que a primeira luta bem shounen que vemos é justamente com ele. Saltos, chutes, poderes explosivos saindo da mão, ou do dedo, além do humor característico do sensei. Satoru é o personagem mais carismático do anime, o que dá razão a sua popularidade e a versão dublada realizada pelo incrível Léo Rabelo só aumenta o carisma do cara, é impressionante.

Sim, também temos isso. Curte um anime dublado? Pois Jujutsu tem uma versão dublada que foi realizada pelo estúdio Som de Vera Cruz, no Rio de Janeiro, com direção de Leonardo Santhos e eu devo comentar que o trabalho está muito bom. Mas eu sou suspeito, já que eu curto bastante acompanhar meus animes em nosso idioma, afinal é graças a dublagem que eu consigo tolerar o Asta de Black Clover… mas, voltando. Se você quer conhecer os nomes responsáveis pelas vozes principais, aqui vai:

  • Yuji Itadori: Yuri Tupper, conhecido por ser o Falcão de Cobra Kai
  • Megumi Fushiguro: Fabrício Vila Verde, conhecido por ser o Meliodas de The Seven Deadly Sins
  • Nobara Kugisaki: Amanda Brigido, conhecida por ser a Carole de Carole & Tuesday
  • Ryomen Sukuna: Francisco Júnior, conhecido por ser a voz oficial de atores como Jason Momoa e Anthony Mackie.

Elenco de peso, não é mesmo? Se ainda assim você não se interessou, quem sabe a música de abertura não te encante? Muita gente costuma se apaixonar por um livro pela capa e por um anime pelo seu primeiro tema de abertura:

O nome da música é Kaikai Kitan, criação de um cantor chamado Eve. Lançada em 2020, a canção foi 3x ganhadora de disco platina no Japão. O artista ainda possui canções em animes como Chainsaw Man e My Hero Academia.

Bem, eis os motivos para você iniciar Jujutsu Kaisen! Se até aqui você não se sentiu motivado, eu irei jogar a última cartada: primeiro episódio dublado no canal oficial da Crunchyroll no Youtube. Só assista!

Jujutsu Kaisen é um anime ótimo e merece ser acompanhado, aproveita que a primeira temporada está completa na Crunchyroll com as opções de dublagem e áudio original com legendas em português. Se começar agora, ainda dá tempo de acompanhar semanalmente a segunda temporada que está em exibição!

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV